Lagos

União de Freguesias de Lagos (S. Sebastião e Santa Maria) tem novo nome

A União de Freguesias de Lagos (S. Sebastião e Santa Maria) tem novo nome. Passa agora a ser designada por São Gonçalo de Lagos, de acordo com a Lei nº108/2015, de 26 de agosto.
Recorde-se que há alguns anos todo este processo de reorganização administrativa teve como consequência a agregação, numa única unidade administrativa, das Freguesias de Lagos (São Sebastião) e Lagos (Santa Maria), criando-se, em conformidade, a Freguesia da União das Freguesias de Lagos (São Sebastião e Santa Maria).

Considerando que a designação oficial da freguesia criada foi imposta pelo Governo, decidiram os órgãos autárquicos (Junta e Assembleia de Freguesia) desencadear um processo transparente e democrático conducente à alteração da designação, considerando que “a existência de um único nome seria um fator de unidade, atenuando quaisquer diferenciações que pudessem ser promotoras de divisão ou fator de diminuição da coesão social e territorial”. Neste sentido, foi incumbida uma comissão composta por representantes dos diferentes quadrantes políticos de proceder à auscultação da população, levando a efeito sessões públicas de esclarecimento e debate em vários locais da freguesia, bem como uma consulta direta por carta, sobre duas propostas de designação, “São Gonçalo de Lagos” ou “Lagos”.

Permitiu aquele processo concluir pela inclinação maioritária da população por “São Gonçalo de Lagos”, o que foi prontamente acolhido pela Junta de Freguesia, ainda que a decisão final ficasse sempre a cargo da Assembleia da República.

Com a publicação da Lei, a antiga União das Freguesias de Lagos passa agora a designar-se Freguesia São Gonçalo de Lagos, nome do padroeiro do Município.

Lagos

Lagos

Categories: Lagos

1 reply »

  1. Gostava de saber, para quando a limpeza de todo o lixo,na rua Brito Camacho e Rua D..Diogo de Sousa.Todas as ervas a criar carraças e toda a bicharada e o aspecto de desleixo e sujo.
    Obrigado

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.