AGENDA

“Loulé CED 2015”: Marco Fortes é o próximo convidado da iniciativa “Individualidades na Escola” | 22 de setembro

No próximo dia 22 de setembro, terça-feira, pelas 10h30, a Escola Básica 2,3 Padre João Coelho Cabanita, em Loulé, recebe o atleta olímpico Marco Fortes que irá participar em mais uma sessão da iniciativa “Individualidades na Escola”.

Marco Fortes é o grande especialista português no lançamento do peso e aquele que melhores resultados conseguiu de toda a história da disciplina no nosso país. Durante o último ciclo olímpico a sua evolução foi notável, entre 2009 e 2012, Marcos Fortes acrescentou 40 cm ao seu recorde, sendo recordista nacional do lançamento do peso em pista coberta e ao ar livre. Em Londres 2012 ficou classificado em 15.º lugar.

Continua a ser um dos nomes fortes do Atletismo nacional e procura, no Rio de Janeiro, chegar à final olímpica que lhe fugiu nas duas participações.

Nesta sessão o atleta terá a oportunidade de falar sobre o seu percurso desportivo e os momentos marcantes da sua carreira.

No âmbito do programa desportivo “Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015”, a Câmara Municipal de Loulé, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas do Concelho, criou o projeto “Individualidades na Escola”. Esta iniciativa teve início em 2014, com a realização de três sessões, sendo que em 2015 tem o seu apogeu com 10 eventos ao longo do ano. Foi pensado numa perspetiva de âmbito alargado, que não se esgote num calendário de ações mas possibilite a consolidação de laços duradouros que permitam potenciar sinergias, promovendo a criação de valor junto da comunidade escolar do Concelho numa ótica de valorização social do desporto.

Trata-se de um projeto que tem tido um enorme impacto e cujo objetivo principal é levar às escolas do Concelho de Loulé personalidades de referência ao nível desportivo, dando oportunidade de toda a comunidade escolar de interagir com prestigiados desportivas nacionais e internacionais. São também objetivos do projeto, a promoção do desporto, da cidadania desportiva, dos hábitos saudáveis e, realçar a importância da relação escola/desporto no presente e futuro das crianças e adolescentes.

Ricardo Pereira (Futebol), Ruben Faria (Enduro), João Neto (Judo), Ana Cabecinha (Marcha Atlética), Ricardo Santos (Golfe), Dario Andrade (Andebol) e Carlos Andrade (Basquetebol) foram outras “estrelas” do desporto que aceitaram o repto lançado pela Autarquia de Loulé.

“Individualidades na Escola” conta com o apoio do Instituto Português do Desporto e da Juventude, do Comité Olímpico de Portugal, e do Desporto Escolar. O Conrad Algarve e a Decathlon associaram-se também ao projeto, sendo que, a Decathlon irá sortear um cabaz de material desportivo, a um dos agrupamentos do Concelho louletano.

Marco Fortes

Marco Fortes

Categories: AGENDA, Desporto, Loulé