A Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP) vai lançar um concurso público para empreitada de obras de manutenção e reabilitação no viaduto de acesso e na Ponte Internacional do Guadiana, entre Vila Real de Santo António e Ayamonte. A obra terá um custo de 13 milhões de euros e uma duração de um ano e meio.
A ponte e o viaduto de acesso entraram ao serviço em agosto de 1991, e tem sido objeto de regulares trabalhos de conservação, todavia 20 anos depois de ter sido construída, é necessária agora uma intervenção mais profunda de reabilitação estrutural na Ponte Internacional sobre o rio Guadiana. O projeto de execução já foi aprovado por Portugal e Espanha no âmbito da Comissão Técnica Mista Luso Espanhola, da qual a IP faz parte integrante.
Uma vez que se trata de uma ponte internacional foi também já assinado o Convénio entre ambos os governos, que define as condições para financiamento, contratação, conservação e acompanhamento. O custo da obra será repartido, em partes iguais, pelos dois países.
Durante a empreitada, o tráfego rodoviário não será interrompido, o que constitui o condicionalismo mais importante à obra.
As atuações que se incluem no Projeto são:
- Reabilitação do sistema de tirantes e implantação de medidas de segurança para a sua proteção;
- Reabilitação dos elementos de betão armado;
- Reabilitação e l ou substituição de aparelhos de apoio, juntas e elementos de segurança;
- Reabilitação da iluminação e sinalização da área fluvial;
- Remodelação da sinalização e implantação de um sistema de sinalização variável;
- Iluminação decorativa da Ponte;
- Monitorização da Ponte.





