PLMJ e NERA promovem, no próximo dia 30 de setembro, no auditório do NERA, em Loulé -Algarve, uma Conferência subordinada ao tema “Novo Regime Jurídico do Alojamento Local: Incertezas que persistem”.
Carmen Baptista Rosa, Associada Sénior na Área de Prática de Contencioso de PLMJ, Joana Maldonado Reis, Associada Sénior da Área de Prática de Direito Fiscal de PLMJ e Vasco Franco, Associado Sénior de PLMJ da área de Imobiliário e Construção , serão os oradores deste encontro que tem como objetivo, através de uma abordagem prática e atual, versar sobre as principais questões que se têm colocado com a entrada em vigor do novo regime jurídico do Alojamento Local, analisando-se ainda a temática de uma perspetiva fiscal.
Conferência “Novo Regime Jurídico do Alojamento Local: Incertezas que Persistem”
Programa
- Receção aos participantes – 14:00 (30 min)
- Enquadramento Legal – uma Abordagem Generalizada (14h30 – 15h15)
- Novo regime jurídico do Alojamento Local: Principais alterações
- A prestação de serviços de alojamento local: titular de exploração, registo da atividade, mera comunicação prévia, capacidade, instalações, segurança, identificação e publicidade
III. Especificidades no âmbito do Novo Regime Jurídico (15h15 – 16h15)
- Em concreto – mera comunicação prévia e capacidade dos estabelecimentos
- Os Hostels: Regime, requisitos e especificidades
- Principais sanções no âmbito do novo regime do alojamento local
- Intervalo – 16h15 – 16h30
- Enquadramento Fiscal (16h30 – 17h15)
- Prestação de serviços, arrendamento urbano ou outro tipo contratual: como serei tributado?
- Proprietário, titular de exploração e consumidor final: diferentes sujeitos diferentes tributações
- Debate / Q&A (17h15 – 17h30)
Enquadramento
A presente conferência tem como principal objetivo, através de uma abordagem prática e atual, versar sobre as principais questões que se têm colocado com a entrada em vigor do novo regime jurídico do Alojamento Local, analisando-se ainda a temática de uma perspetiva fiscal.
Pretende-se munir os participantes de conhecimentos práticos que lhes permitam prestar este tipo de serviços em obediência aos novos normativos legais e de forma a maximizar o lucro proveniente desta atividade.
Desta forma, será inicialmente abordada a temática na generalidade, equipando os intervenientes dos conhecimentos técnicos necessários à prática da atividade, nomeadamente no que respeita ao registo da atividade, ao titular de exploração, à mera comunicação prévia, à capacidade, instalações, segurança, identificação e publicidade dos estabelecimentos de alojamento local.
Posteriormente, proceder-se-á à abordagem específica do regime aplicável à comunicação prévia e capacidade, aos Hostel (e suas especificidades e requisitos), no âmbito do novo regime.
Serão ainda expostas e analisadas as principais sanções aplicáveis no âmbito da atividade de prestação de serviços de alojamento.
Finalmente, pretende-se alertar os participantes para as diferentes formas de tributação a que poderão sujeitar-se, tendo em conta as especificidades dos diferentes tipos contratuais que celebrem para desenvolver a atividade, no intuito de maximizar os resultados auferidos, abordando-se ainda, do ponto de vista fiscal, a possibilidade da existência de uma relação tripartida no âmbito da atividade de prestação de serviços de alojamento local, suas especificidades (proprietário, titular de exploração e consumidor final).
Oradores
Carmen Baptista Rosa, Associada Sénior de PLMJ – Sociedade de Advogados R.L. (organização regional do Algarve)
Joana Maldonado Reis, Associada Sénior de PLMJ – Sociedade de Advogados R.L. (área de prática de direito fiscal)
Vasco Franco, Associado Sénior de PLMJ – Sociedade de Advogados R.L. (organização regional do Algarve)





