AGENDA

Protocolo entre a UAlg e a DRCAlg leva exposição de Artes Visuais às Ruínas de Milreu

“Ruínas” é o título da primeira de uma série de exposições, resultante do protocolo entre a Universidade do Algarve (UAlg) e a Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg), que será inaugurada dia 19 de setembro, às 18h00, nas Ruínas de Milreu, em Estoi.

Com o objetivo de sublinhar o conceito e a matéria das ruínas, quando aliados à criação contemporânea, esta exposição conta com obras de dois artistas, Sandro Resende e Marum Nascimento, que, em abordagens distintas, tratam o mesmo tema.

Marum Nascimento, artista licenciado em Artes Visuais pela UAlg, pretende mostrar a ruína não só enquanto testemunho, mas também como herança e património coletivo, trabalhando a partir de peças da coleção de arqueologia da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS) da UAlg. A mostra arqueológica, que tem como curador João Bernardes, docente da FCHS, resulta de escavações de ruínas das épocas romana e islâmica, em vários pontos do Algarve.

Já nas fotografias de Sando Resende, será possível ver as ruínas contemporâneas devolverem ao espectador a imagem de casas e outros espaços degradados.

A inauguração da exposição contará também com a presença de Ana Isabel Soares, docente da FCHS, que fará a leitura de alguns poemas alusivos ao tema das Ruínas.

“Ruínas” estará patente até ao dia 30 de janeiro de 2016.

cartaz

Categories: AGENDA, Faro