Desporto

Marco Fortes apadrinhou regresso do Atletismo à cidade de Loulé pela mão do CDQuarteira

O atleta olímpico Marco Fortes esteve na terça-feira (22 de setembro) ao final do dia no Estádio Municipal de Loulé para apadrinhar o regresso da modalidade do atletismo à cidade, desta feita sob a égide da Escola do Centro Desportivo de Quarteira.

Numa iniciativa integrada no programa “Loulé Cidade Europeia do Desporto 2015”, este constitui um momento importante para revitalizar um desporto que teve uma história em Loulé e que regressa agora com uma forte componente de formação, até porque são muitas as crianças e jovens interessados nesta modalidade.

Neste momento que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, assistiu-se ainda a um importante debate de memórias, com a presença e participação de algumas das mais notáveis figuras, dirigentes e atletas, que a partir de 1975 formam os grandes impulsionadores da modalidade.

Quando se escreve a história de um dos momentos mais marcantes do atletismo em Loulé, salvo uma outra razão pontual, a modalidade está ligada aos movimentos que se seguiram ao 25 de Abril de 1974, tendo o Louletano Desportos Clube, e uma mão cheia de mulheres e homens como os grandes mentores.

Faziam-se os primeiros quilómetros na terra batida e no alcatrão irregular, mas tendo como pano de fundo o desporto “Direito do Povo” como letra da Constituição da República Portuguesa, e uma grande vontade de se correr à frente da matriz da própria escola, pelo imperativo dos movimentos desportivos, que floresciam pelas ruas e pelos bairros da então vila de Loulé.

Ontem, os participantes cruzaram esse tempo notável com o futuro da modalidade na cidade e no Concelho de Loulé.

Com a entrada em funcionamento desta Escola, os treinos neste polo de Loulé do Centro Desportivo de Quarteira decorrem às terças e sextas-feiras, das 18h30 às 19h30, no Estádio Municipal. Mas o clube vai manter a sua atividade em Quarteira com o mesmo horário.

Refira-se que durante a manhã de terça-feira, Marco Fortes foi o convidado de mais uma sessão da rubrica “Individualidades na Escola”, que decorreu na Escola Básica 2,3 Padre João Coelho Cabanita, em Loulé, e durante a qual os alunos tiveram a oportunidade de conviver com este atleta que se destaca no lançamento do peso, abordando os principais momentos do seu percurso desportivo.

Texto: Município de Loulé

Fotos: CM Loulé / Mira

Categories: Desporto, Loulé