Lagos

Zoo de Lagos regista nascimento raro de um Calau

O Zoo de Lagos está a fazer a monitorização vídeo do interior do ninho de uma espécie de Calau e assinalou ainda o nascimento raro de um macho de outra espécie de calau, um dos 3 que nasceram em toda a Europa.

Mais sobre os Calaus

Como é a vida de uma mãe Calau de Casco Negro no ninho? Para obter a resposta a esta questão é muito simples. Basta observar os nossos monitores colocados no exterior da instalação destas aves. Temos uma câmara instalada no interior do ninho, que está selado, a transmitir tudo aquilo que se passa lá dentro.

Um dos exemplos do que se pode observar é a fase de alimentação.

Enquanto do lado de fora conseguimos ver o macho a entregar alimentos através do pequeno orifício, basta de seguida olhar para o monitor para acompanharmos a ação da fêmea a receber esse alimento. Momentos únicos e raros pois são poucos os Zoos a permitirem partilhar tal experiência. Raro também foi o nascimento dos Calaus Enrugados.

Na Europa apenas nasceram três e um deles foi no Zoo de Lagos. É um macho desta espécie, Rhabdotorrhinus corrugatus, um Calau enrugado que vem fortalecer a população cativa graças ao contributo do Zoo de Lagos.

Daqui a 3 meses o coordenador da espécie situado no Paignton Zoo Environmental Park, no Reino Unido, aconselhará para onde irá ser transferido para assim formar a sua própria família. Esta é uma espécie ameaçada na natureza e pertence ao Programa de Reprodução em Cativeiro para espécies em perigo.

Calau Enrugado

Calau Enrugado

Categorias:Lagos