AGENDA

Exposição mostra resultados do Workshop de Arquitetura e Urbanismo dedicado à Mina de Sal-Gema | 13 a 31 de outubro

É inaugurada às 17h00 desta terça-feira, 13 de outubro, a Exposição dos resultados do workshop académico de arquitetura e urbanismo “Under Scapes” e que pode ser visitada até 31 de outubro, na Avenida José da Costa Mealha, em frente ao Cine-Teatro Louletano.

Este workshop, que decorreu de 29 de agosto a 4 de setembro, com a participação de 8 professores/tutores e 30 alunos de arquitetura, pretendeu explorar novas abordagens espaciais e programáticas para a área da Mina de Sal-Gema da Campina de Cima, na cidade de Loulé.

Reconhecendo a importância económica desta Mina e do seu  potencial de atratividade através da diversificação da atividade nos setores turísticos, culturais e de saúde, foi lançado o desafio  às faculdades de arquitetura de Veneza, Barcelona, Viena, Wroclaw, Porto e Lisboa de ajudarem a pensar futuros cenários de desenvolvimento para esta área da cidade de Loulé.

Os 40 participantes desenvolveram os trabalhos durante uma semana em regime aberto ao público nas instalações do Convento Espirito Santo, no coração do centro histórico. O júri dos trabalhos contou com a presença de Emília Giorgio, curadora no Museu MAXXI de Roma e Johannes Kuehn, arquiteto no Atelier Kuehn Malvezzi, de Berlin.

Refira-se que esta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Loulé conta com a direção científica de Campos Costa Arquitetos e com os parceiros académicos FAUP – Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, ISA – Instituto Superior de Agronomia de Lisboa, IUAV – Università di Architettura di Venezia (Itália), ETSAB – Escola Tecnica Superior d’Arquitectura de Barcelona (Espanha), Akademie der binden Kunste Wien (Áustria) e PWR – Wroclaw University of Technology (Polónia).

Categorias:AGENDA, Loulé