Loulé

Arte Urbana abre as portas de Bairro Social de Loulé à comunidade (19 fotos)

No âmbito do programa “Loulé, Cidade Educadora” e do projeto “Dar Cor à Cidade”, foi inaugurado este domingo (11 de outubro), no Edifício de Santa Luzia, Bairro Municipal de Loulé, um mural com a imagem desta padroeira.

No dia em que se comemorou o Dia de Santa Luzia, a Autarquia de Loulé e os moradores, devotos a esta Santa, marcaram presença neste ato que pretendeu levar a arte para dentro do bairro, registando neste espaço uma imagem que identificasse a comunidade e, simultaneamente, permita abrir as portas do bairro à comunidade em geral.

O mural, da autoria do artista Travis e da Associação Satori, de grande nível criativo e de execução, nasceu também do envolvimento dos residentes, sobretudo os mais jovens. A opção pela imagem que se reproduziu surgiu de um encontro com moradores e da vontade expressa pelos mesmos.

A cerimónia teve início com uma intervenção do novo pároco de S. Sebastião, Carlos Aquino, que benzeu a imagem.

Interveio ainda o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, que convidou os moradores a intervir, tendo dirigido algumas palavras aos presentes a “matriarca” do bairro e o artista Travis.

Depois de Almancil, foi a vez do projeto “Dar Cor à Cidade” passar por Loulé, numa iniciativa que, para além de promover os artistas de grafitti, procurou, de uma forma pedagógica, incentivar uma atitude positiva relativamente ao espaço urbano e social, um espaço de todos os cidadãos e cidadãs.

Esta ação de Arte Urbana permitiu ainda criar uma galeria de arte a céu aberto e, certamente, será a partir de agora um ponto de passagem para os apreciadores da arte de grafittis.

Fotos: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Loulé