A Agência de Quarteira do Banco de Tempo participou na II Oficina BdT e Comércio Justo que decorreu no dia 13 de novembro no Terraço do Graal, em Lisboa.
A manhã começou com um exercício de dança oriental orientado por duas jovens espanholas, Amparo e Angela, de Valência, atualmente a estudarem em Lisboa.
Seguiu-se um momento de partilha de memórias de anteriores encontros do Banco de Tempo.
Tiveram então lugar trabalhos em grupos com temas propostos por Stèphane Laurent (Loja de Comércio Justo em Lisboa, gerida pela ONGD – CIDAC Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral).
Stèphane Laurent simulou ser um comissário europeu recebendo em audiência os porta-voz dos grupos que lhe apresentaram recomendações e exigências no acesso dos eurocidadãos ao medicamento e à saúde. As respostas dadas pelo ‘comissário europeu’ deram a entender que a Comissão Europeia pouca ou nenhuma importância dá às preocupações dos cidadãos, dando mais importância aos lobis económicos.
Stèphane Laurent alertou para as ameaças explícitas do TTIP (Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento, na tradução em Português) à Soberania Alimentar, em negociação entre a União Europeia e os Estados Unidos. Este tratado prevê aumentar exponencialmente o poder às multinacionais e reduzir consideravelmente as soberanias nacionais.
Em cima da mesa das negociações estão normas que passarão a reger a Saúde; Proteção Ambiental; Soberania Alimentar; Emprego; Democracia; Privatização; Desregulação Financeira; Liberdade na Internet; e Constituição.
Já foi entregue uma petição contra o TTIP com 1 milhão e 800 mil assinaturas.
Jorge Matos Dias, do BdT Quarteira, sustentou que estamos perante uma inversão de valores, que a atual situação económica do mundo é o preço a pagar pelo mundo em paz, uma paz podre dominada pela banca e pelas multinacionais, em que sobressai o pior do ser humano: o individualismo, o egoísmo, o lucro, onde não se olha a meios para se atingir os fins. Análise com a qual Stéphane concordou plenamente.
Os presentes ficaram muito sensibilizados para esta temática, tendo sido lançado o desafio às agências do BdT presentes para proporem aos seus respetivos municípios que se assuma Município fora do TTIP.
A parte da tarde foi dedicada à análise dos resultados do auto-diagnóstico previamente enviado às agências do BdT sobre hábitos de consumo para poupança de Água e Eletricidade; Alimentação; e Vestuário e Calçado.
Recordamos que os Bancos de Tempo são uma alternativa económica, solidária, que defende uma visão transformadora da sociedade e das relações que existem entre as pessoas.
Ligações úteis:
STOP TTIP – Plataforma que tenciona abortar a constituição do TTIP.
Campanha Roupa Limpa – Campanha que denuncia as empresas que fabricam produtos com recurso aos mais diversos métodos de exploração humana.
Instituto Banco Palmas – Banco Palmas é um banco comunitário brasileiro, conhecido formalmente como um “banco comunitário de desenvolvimento” ou BCD, fundado em 1998 no Conjunto Palmeira, um bairro de 32.000 habitantes localizado na periferia de Fortaleza – Ceará, Brasil.
Loja do Comércio Justo do CIDAC
Banco de Tempo e Comércio Justo: Reforçando outras economias
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
´º
Categorias:Quarteira













1 reply »