Tavira

AJA TAVIRA celebrou 1.º Aniversário com grandioso espetáculo

Vitorino, Filipa Pais, Francisco Fanhais, João Afonso e Rogério Pires, o grupo coral “Ceifeiras de Entradas” e “Flor de Sal” foram alguns dos músicos e cantores que subiram ao palco do Cine-Teatro António Pinheiro, em Tavira, no último sábado, dia 13 de fevereiro, para assinalar o primeiro ano da constituição do núcleo de Tavira da Associação José Afonso (AJA).

Na comemoração de sábado, houve ainda lugar a uma emotiva homenagem a Alípio de Freitas. Nascido a 17 de fevereiro de 1929, em Bragança ALÍPIO DE FREITAS fez quase tudo na vida, incluindo ser Presidente da Direção da Associação José Afonso. José Afonso cantou-o e a atual direção da AJA celebrou o seu exemplo.

O espetáculo terminou em apoteose com todos os artistas em palco a cantarem “Grândola Vilas Morena” com o público a aplaudir de pé e a cantar em coro.

O Algarve teve a sua presença reforçada com a presença da AJA Quarteira, que se fez representar por Rogério Ferreira, Luís Guedes e Jorge Matos Dias.

Após o espetáculo, artistas e convidados confraternizaram à roda da mesa num animadíssimo jantar no Restaurante Álvaro de Campos, durante o qual Teresa Guimarães Rodrigues, da AJA Lisboa, ofertou a AJA Quarteira com pacotes de açúcar de sua autoria comemorativos do espetáculo promovido em Quarteira no dia 12 de dezembro de 2015.

O evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Tavira e da União de Freguesias de Santa Maria e Santiago.

Desde que foi criado, o núcleo da AJA de Tavira, para além deste, já tinha realizado naquela cidade dois espetáculos, “Sentir Abril” e “Maio, Maduro Maio”, tendo também assinalado algumas efemérides como o Dia Internacional da Mulher.

A nível nacional, a AJA existe desde 1987, conta com 14 núcleos distribuídos pelo País, dois dos quais no Algarve (Quarteira e Tavira), e promove há 29 anos debates, conversas, exposições, encontros, espetáculos de teatro, apresentação de livros, concertos e atividades que visam valorizar o legado de José Afonso e as diferentes expressões musicais de raiz popular portuguesa.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Tavira