Loulé

Almancil com Gabinete de Saúde Comunitária Juvenil

A Associação Olhos da Juventude, no âmbito do seu Plano de Actividades para 2016, criou um Gabinete de Saúde Comunitária dirigido sobretudo às camadas mais jovens.

O principal objectivo deste projecto é dar resposta aos problemas identificados em matéria de conhecimento sobre saúde e comportamentos de risco, promovendo a literacia em saúde e, mais especificamente, incentivando a alteração desses comportamentos, promovendo a saúde e prevenindo a doença e, desta forma, originar ganhos em saúde num horizonte temporal de quatro anos. Perante este eixo de intervenção, foi criado o Gabinete de Saúde Comunitária que irá funcionar na dependência direta da Associação Olhos da Juventude e que conta com o apoio de alguns parceiros.

O Gabinete será coordenado pela Elsa Ataíde, licenciada em Enfermagem pela Universidade do Algarve e Mestre em Políticas Públicas de Saúde pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Atualmente, exerce atividade no Hospital Universitário de Santa Maria em Lisboa e contará com a colaboração de estudantes de medicina e enfermagem numa lógica de educação entre pares.

Segundo os responsáveis da associação, este serviço vem criar uma nova abordagem em matéria de saúde visto que actualmente os sistemas de saúde só intervêm na cura e não na prevenção.

Categories: Loulé, Saúde

1 reply »