AGENDA

Algarve na rota da Semana Grow Green “Pergunte pelo Bio” | 11 a 16 de abril

A Associação Portuguesa de Agricultura Biológica criou a campanha Grow Green Semana “Pergunte pelo Bio “, a acontecer entre os dias 11 e 16 de abril, numa coprodução com a SGS e a Quercus, com o apoio da Siro, da Provida e da Herdade Moinho Novo. A iniciativa passa pelas cidades algarvias de Aljezur, Lagos, Portimão e Tavira.

A iniciativa “Semana Pergunte pelo Bio” pretende divulgar o consumo sustentável não só na área das hortofrutícolas e produtos de origem animal como também nos outros consumíveis de matérias-primas biológicas como a roupa e a cosmética. A ideia é que tanto consumidores como comerciantes pensem mais nos produtos biológicos, sendo a agricultura biológica, única inteiramente sustentável, aquela que pode alinhar-se com os objetivos do COP 21 nas medidas de redução do aquecimento global.

Para a AGROBIO o consumo saudável e sustentável deve deixar de ser uma alternativa para se generalizar e pretende-se que a semana temática se repita anualmente.

A mecânica da iniciativa tem como base a parceria com 17 municípios, cerca de 40 parceiros entre os quais pontos de venda, certificadoras e associações, que se envolvem de forma ativa na divulgação do BIO. Nos diferentes pontos do país haverá diferentes iniciativas promovidas pelos diferentes intervenientes. Entre as atividades previstas estão workshops de cosmética, alimentação saudável e de agricultura biológica; projeção de filmes e palestras variadas; degustações, visitas a quintas entre muitas outras. Finalmente, durante a “Semana Grow Green – Pergunte pelo Bio” haverá uma página de Facebook onde todos os parceiros vão publicando fotografias das iniciativas que estão a acontecer pelo país. Os interessados em participar nas atividades deverão enviar um e-mail para media@agrobio.pt.

A AGROBIO, Quercus e SGS, juntamente com patrocinadores e parceiros, iniciam assim uma campanha de comunicação, na área do consumo biológico, nunca antes vista. Este é o ano piloto, espera-se que a iniciativa cresça de ano para ano.

PROGRAMA NO ALGARVE

ALJEZUR

12 de Abril

Pavilhão Gimnodesportivo

18h00 | Batata Doce Biológica – Um bem de Aljezur

18h40 | Festival Cine-Eco de Seia – Projeção do Documentário BIENTOT DANS ASSIETTES (Em Breve na Vossa Comida) de Paul Moreira

16 de Abril

15h00 | Visita à Exploração Alcagoita – com provas

LAGOS

13 de Abril

Quinta das Seis Marias

15h00 | Quarta vá à Quinta!

Prova de Chás – identificação de plantas

14 de Abril

Centro de Ciência Viva de Lagos

18h00 | Palestra Benefícios do vinho Biológico

18h30 – 20h00 | Prova de Vinhos Monte da Casteleja

15 de Abril

11h00 | Visita à Quinta Monte da Casteleja

PORTIMÃO

16 de Abril

Mercado Agrobio de Portimão

9h00 – 14h00 | Degustação Bio

TAVIRA

11 a 16 de Abril

Mercearia Beterraba

8% desconto nos produtos portugueses e nas sementes biológicas

Plantação Bio Prêt-a-Porter

13 de Abril

Monte do Álamo

10h00 | Chegada ao Monte do Álamo, café ou infusão de ervas e pequena explicação do projeto Monte do Álamo

10h20 | Passeio para conhecer a quinta, as culturas existentes, recuperadas e introduzidas

11h00 | Demonstração: culinária de receita tradicional utilizando os produtos da quinta

11h30 | Degustação e troca de ideias

16 de Abril

Mercado Municipal de Tavira

10h00 – 13h00 | Círculo de partilha Tavira em Transição “Agricultura Biológica, Dieta Mediterrânica e Sustentabilidade” – Projeção dos filmes Tesouro Algarvio e “Vida em Sintropia”

PPB_programa

cartaz_bio