Saúde

Má escolha do calçado desportivo provoca lesões

hospital_cascais_1

Escolher o calçado adequado para cada tipo de pé é meio caminho andado para evitar lesões e usufruir de todos os benefícios da corrida. Nuno Corte Real, Coordenador do Serviço de Ortopedia do Hospital de Cascais, salienta a importância da escolha correta do calçado com base no peso do corredor e no tipo de piso.

“Mais importante que as inúmeras caraterísticas individuais que o calçado deve ter, desde a cor, design, tamanho, formato e marca, há dois aspetos que são fundamentais na hora de escolher o melhor calçado, falamos do peso do desportista e do tipo de piso onde se vai praticar desporto”, revela Nuno Corte Real.

E acrescenta: “O peso da pessoa é um fator de extrema importância, na medida em que a corrida multiplica o impacto do peso do corpo entre três a seis vezes. Por exemplo, num indivíduo de 60 quilos, o calçado terá de suportar um impacto mínimo de 180 quilos, multiplicado pelo número de quilómetros feitos pela pessoa. Um reforço de dez por cento nos elementos amortecedores, caraterística muito importante a ter em conta, já que absorve o impacto inicial, onde se exerce a maior pressão, reduz em cerca de 20 quilos a força no impacto de uma pessoa de 70 quilos”.

“O tipo de piso é outro aspeto fundamental mas nem sempre é possível que as pessoas comprem vários tipos de calçado de acordo com o tipo de piso. Deve ser considerado o piso que se utiliza com mais frequência e recomenda-se o calçado com maior tração para a terra batida, com maior capacidade de amortecimento na corrida em alcatrão e, se o local escolhido for a praia, que permita amortecer o impacto na areia”, alerta o especialista.

A corrida ou caminhada são atividades aconselhadas a todo o tipo de pessoas independentemente do aporte físico e da idade. Estes exercícios promovem a melhoria da condição física, ajudam a manter o peso ideal, diminuem os níveis de stresse e ansiedade e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. No entanto deve sempre consultar o seu médico antes de iniciar uma atividade desportiva.

Sobre o Hospital de Cascais:

O Hospital de Cascais é acreditado pela Joint Commission International, pela segurança e qualidade na prestação de cuidados de saúde. Foi a primeira unidade de saúde distinguida com uma certificação ambiental em Portugal.

O Hospital de Cascais é gerido em parceria público-privada pela Lusíadas Saúde – uma marca que abrange Hospitais e Clínicas de norte a sul do país. É o primeiro grupo privado de saúde em Portugal a ter Hospitais acreditados (pela Joint Commission International).

Hospital Lusíadas Porto | Hospital Lusíadas Lisboa | Hospital Lusíadas Albufeira | Hospital Lusíadas Faro| Hospital de Cascais (PPP)

Clínica Lusíadas Gaia | Clínica Lusíadas Almada | Clínica Lusíadas Parque das Nações | Clínica Lusíadas Forum Algarve

Categories: Saúde