Quarteira

Concerto de Páscoa com os Grupos Corais de Quarteira e Tavira na Igreja de N.ª Sr.ª da Conceição

O Grupo Coral de Quarteira, em conjunto com o Grupo Coral Tavira, realizaram ontem à noite, dia 9 de abril, na Igreja de Nossa Senhora da Conceição, em Quarteira, um Concerto de Páscoa com temas alusivos à época.

O Grupo Coral de Quarteira e o Grupo Coral Tavira têm vindo a promover concertos corais essencialmente nos Concelho de Loulé e de Tavira com o intuito de dar a conhecer a música coral às suas populações.

O Programa foi constituído pelos seguintes temas:

– Ave Verum Corpus (Mozart)

– Herzliebster Jesu (Bach)

– In Monti Oliveti (Bruckner)

– Tantum Ergo (Pavia de Magalhães)

– Salve, Bendita Mãe (Harmonia Padre A. Cartageno)

– Stabat Mater (Sebastião Leiria)

– O Santissima (Melodia Siciliana)

– O Haupt voll Blut und Wunden (Bach)

– Dies Irae (Mozart)

– Canticorum Iubilo (Haendel)

– Happy Day (Afro-Americano)

Fora do programa, o público foi ainda brindado com o tema do Coro dos Escravos Heberus, da ópera “Nabuco”, de Verdi.

Grupo Coral de Quarteira

O Grupo Coral de Quarteira surgiu em 2010, numa iniciativa de um grupo de entusiastas do Banco de Tempo de Quarteira. Ao longo destes quatro anos de existência, tem realizado concertos em Quarteira, Loulé, Albufeira, Tavira, Vila Real de Santo António, Évora e Águeda. O seu repertório é abrangente, entre o sacro, o popular e os espirituais afro-americanos. Tem ainda desenvoxlvido concertos temáticos.

A Direção Artística está a cargo do Professor Carlos Filipe Ferro de Sousa, professor de Educação Musical na EB2/3 D. Dinis, em Quarteira.

O Grupo Coral conta ainda com o apoio do Professor João António de Almeida ao piano e na apresentação dos concertos onde o Grupo Coral de Quarteira é anfitrião.

Grupo Coral Tavira

O Grupo Coral Tavira, coro polifónico misto a 4 vozes, fez a sua primeira aparição em Dezembro de 1990 sob a regência do seu diretor artístico e fundador, Prof. Francisco Ramos. Presentemente, a direção artística está a cargo do Prof. Carlos de Sousa. Conta também, desde 1999, com a participação do Prof. João António de Almeida ao piano.

O Grupo Coral Tavira tem desenvolvido uma intensa atividade coral, realizando vários intercâmbios corais anuais e participando e organizando Concertos Sacros e Profanos.

O Grupo Coral Tavira encontra-se ao serviço do Concelho de Tavira e de todo o Algarve.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira, Tavira