Desporto

Quarteirenses treinaram com Dulce Félix e Ricardo Ribas

No ano em que a Freguesia de Quarteira celebra 100 anos, os atletas da Seleção Nacional de atletismo e do Sport Lisboa e Benfica, Dulce Félix e Ricardo Ribas, foram os convidados do projeto “Vem treinar com”, que teve lugar em Quarteira ontem, dia 27 de abril. Trata-se de um projeto criado pela Câmara Municipal de Loulé que convida referências do desporto nacional e internacional a darem um treino gratuito, aberto e acessível a toda a comunidade.

Às 18h00, na Pista de Atletismo de Quarteira, Dulce Félix e Ricardo Ribas deram um treino dirigido apenas aos atletas do Centro Desportivo de Quarteira, clube de atletismo desta cidade.

Às 20h30, os dois atletas deram um treino dirigido a toda a população. O ponto de encontro foi o Largo do Centro Autárquico de Quarteira, onde usaram da palavra o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo e os atletas, acompanhados pelo presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto e por Carlos Carmo, adjunto do presidente da CML.

Foi ainda oferecido um bolo ao atleta Ricardo Ribas, por parte de Henrique Graça, da Pastelaria DuoDoce, em virtude do atleta ter passado fome para se preparar para a Maratona dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro.

O percurso de 8 Km, marcado por sinalização, percorrendo as principais ruas de Quarteira, foi apresentado por Marco Soares Pereira.

A comunidade quarteirense teve assim a oportunidade de optar por um de três grupos de treino: marcha, marcha e corrida ou apenas corrida.

Estas atividades são organizadas pela Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira, em parceria com a Free Challenge.

Dulce Félix é uma das principais referências do atletismo português, com “passaporte” assegurado para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro’16. Foi campeã da Europa nos 10000 metros, em Helsínquia (2012), vice-campeã da Europa em corta-mato, em Velenje (2011) e Budapeste (2012) e, medalha de bronze nos Europeus de corta-mato, em Albufeira (2010) e Belgrado (2013).

Ricardo Ribas é atleta do Sport Lisboa e Benfica e já assegurou igualmente a presença nas Olimpíadas deste ano. Atleta de fundo e meio fundo, especialista no corta-mato e na maratona, é atualmente o atleta em atividade, em masculinos, com mais presenças em campeonatos internacionais de corta-mato (Europeu ou Mundial, seja na vertente longa ou curta).

Recorde-se que a primeira iniciativa do projeto “Vem treinar com” teve como convidado o atleta paralímpico Lenine Cunha, o português que mais vezes fez soar “A Portuguesa”. É o atleta mais medalhado no mundo, com 182 medalhas internacionais conquistadas (apenas em Campeonatos da Europa, do Mundo e Jogos Paralímpicos).

Categories: Desporto, Quarteira