AGENDA

Comemorar o Dia da Europa apostando nos empreendedores portugueses

O Dia da Europa assinala-se a 9 de maio e, este ano, as celebrações revestem-se de importância especial na medida em que se assinalam os 30 anos da adesão de Portugal às Comunidades Europeias.

bolsa_empreendedorismo_ue

Alinhada com a maior prioridade da Comissão Europeia que é o estímulo ao investimento e ao emprego, a Representação da Comissão Europeia em Portugal dedica o Dia da Europa 2016 ao Empreendedorismo, organizando um evento que reúne atores principais do ecossistema do empreendedorismo em Portugal.

A Bolsa do Empreendedorismo decorrerá no dia 9 de maio, entre as 8h30 e as 18h00, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (Rua da Escola Politécnica, Lisboa). É um evento dedicado a todos os atuais e potenciais empreendedores, oferecendo formação – com diversas comunicações de parceiros institucionais e 16 workshops temáticos – e networking – com uma área de exposição e interação com representantes de cerca de 30 entidades parceiras. Estarão presentes entidades nacionais públicas e privadas de apoio à atividade empresarial, responsáveis nacionais por instrumentos europeus de financiamento e investimento (Horizonte2020, PT2020), instituições financeiras, especialistas em recursos humanos e formação, incubadoras, entre outros atores essenciais na promoção e apoio ao empreendedorismo em Portugal.

O programa e mais informações estão em http://www.bolsadoempreendedorismo.pt. A participação é aberta e gratuita, mas para garantir lugar nas sessões e workshops é necessária inscrição prévia em http://www.bolsadoempreendedorismo.pt/inscricao/

O evento será aberto pelo Comissário europeu Carlos Moedas, responsável pelas pastas da Investigação, Ciência e Inovação, acompanhado por Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia. Ambos vão anunciar os vencedores dos dois prémios do Concurso Elevator Pitch – Ideias Que Marcam. Este concurso contou com quase 150 candidaturas recebidas de todo o país. Destas, 24 equipas receberam formação e acompanhamento e 16 foram selecionadas como finalistas e farão um pitch (breve apresentação) a dois júris independentes no dia 5 de maio.

Um segundo concurso está agora aberto – o “Business Model Canvas – ProjetosQueMarcam” – com o objetivo de apoiar novos projetos no difícil caminho de passar do “laboratório” para o mercado usando um modelo que ajuda os empreendedores a estruturar o seu Modelo de Negócio: o método Canvas.

Os melhores projetos beneficiarão de sessões de coaching com consultores que ajudarão as equipas a percorrer o processo de inovação. Os destinatários são todos os cidadãos ou residentes na União Europeia com uma ideia original, com potencial de mercado e de criação de emprego e empreendedores que desejam aconselhamento em ideias de negócio já validadas, mas que ainda não tenham iniciado atividade empresarial. A Representação da Comissão Europeia atribui três prémios: um primeiro prémio no valor de 3.000,00 € (três mil euros) e duas menções honrosas no valor de 1.000,00 € (mil euros) cada. Existem ainda outros benefícios oferecidos por parceiros como acesso direto à plataforma de crowdfunding PPL, apoio de incubadoras e mentoria.

Os formulários de candidatura podem ser descarregados em http://www.canvas.bolsadoempreendedorismo.pt/ e devem ser entregues preenchidos em mão durante a Bolsa de Empreendedorismo a 9 de maio.

Dia da Europa – 9 de maio

O 9 de maio  assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman». Num discurso proferido em Paris, em 1950, Robert Schuman, então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma nova guerra entre países europeus.

A sua visão passava pela criação, numa primeira fase e de forma a acabar com a desconfiança e a aproximar os países inimigos na 2.ª Guerra Mundial, de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman. Na Cimeira de Milão de 1985, os Chefes de Estado e de Governo da então Comunidade Económica Europeia decidiram celebrar o dia 9 de maio como “Dia da Europa”.

Categories: AGENDA, Europa