S. Brás de Alportel

Vitor Guerreiro reitera dificuldades do ACES Central junto do Secretário de Estado da Saúde

No âmbito da visita do Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, ao Centro de Medicina e Reabilitação do Sul, realizada no dia 10 de maio, o Presidente da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, Vitor Guerreiro, reiterou as suas preocupações com o estado da saúde na região e em particular nos 5 concelhos que compõem o Agrupamento dos Centros de Saúde (ACES) do Algarve Central: Albufeira, Faro, Loulé, Olhão e São Brás de Alportel.

Na qualidade de Presidente do Conselho da Comunidade do ACES Central, Vitor Guerreiro, em reunião com o Secretário de Estado da Saúde, entregou-lhe em mão ofício com relação dos distintos constrangimentos identificados nas diferentes unidades funcionais deste ACES que passam por falta de recursos humanos, falta de equipamentos e consumíveis informáticos, falta de manutenção e reparação nos edifícios, reparação e manutenção de viaturas, entre outros.

Aproveitou a oportunidade e o contexto para evidenciar ao Secretário de Estado a premência de uma solução célere para a gestão do Centro de Medicina e Reabilitação do Sul, nomeadamente com o início do procedimento do concurso público para a constituição de uma nova parceria público-privada, solução já identificada pelo Ministro da Saúde, e sublinhou ao mesmo tempo a necessidade de serem equacionadas, com urgência, medidas intercalares para sanar as dificuldades entretanto existentes até à transição por uma nova gestão, de modo a assegurar o seu pleno funcionamento.

Acresceu ainda no leque das suas preocupações as limitações de funcionamento com que o Laboratório Regional de Saúde Pública se está a confrontar, nomeadamente com falta de reagentes e consumíveis.

“O Sr. Secretário de Estado ouviu com atenção as preocupações que lhe expressei, não apenas como presidente de câmara mas também como presidente do Conselho da Comunidade do ACES Central, e referiu tomar boa nota das mesmas. Disse desconhecer algumas destas situações e comprometeu-se com diligências adequadas para a curto prazo resolver desde já alguns destes problemas”, referiu Vitor Guerreiro.

VisitaSecretárioEstadoSaúde_SBAlportel