Loulé

Secretária de Estado visitou postos da GNR do Concelho de Loulé e fez ponto de situação de novos equipamentos no valor de 2,5 M€

A Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, esteve ontem em Loulé para fazer um ponto de situação das intervenções realizadas e as que estão previstas no âmbito do protocolo celebrado em 2014 entre a Autarquia e a Guarda Nacional Republicana/Ministério da Administração Interna.

Depois de ter sido recebida nos Paços do Concelho, onde participou numa reunião de trabalho com o executivo louletano, dirigentes da Autarquia, elemento da GNR a nível nacional, do Comando Territorial do Algarve e do Destacamento de Loulé, esta responsável governamental visitou todos os postos do Concelho e os locais onde irão nascer os novos equipamentos.

Na cidade de Loulé, já estão concluídas desde o mês de fevereiro as obras de arranjo e requalificação das cavalariças e secção administrativa do Destacamento Territorial, num investimento realizado pelo Município que orçou os 40 mil euros.

Na vila de Salir, Isabel Oneto visitou as antigas instalações dos Bombeiros, um espaço que nunca entrou em funcionamento e que se encontra há largos anos sem qualquer utilização. É aqui que irá nascer o Posto da GNR de Salir, obra que irá arrancar na próxima terça-feira. O investimento da Câmara Municipal de Loulé ronda os 150 mil euros e o prazo de execução deste novo espaço que irá acolher esta força de segurança é de 180 dias.

Já na zona litoral, a Secretária de Estado esteve na freguesia de Quarteira onde visitou as instalações da GNR de Vilamoura e o futuro espaço do Subdestacamento Territorial que ficará alojado no antigo Quartel de Bombeiros, localizado junto ao Calçadão. O edifício será alvo de trabalhos de reconversão, ampliação e convertido num espaço com todas as condições para os militares que trabalham nesta cidade cuja população triplica nos meses de verão. O projeto de arquitetura e de especialidades está concluído, prevendo-se que o concurso para a obra aconteça na segunda quinzena de julho. O investimento municipal neste equipamento ascende a 750 mil euros.

Finalmente, aquela que será no conjunto de intervenções que visam melhorar o dispositivo da GNR no Concelho de Loulé, dando mais condições aos militares mas também aos cidadãos que acorrem a estes serviços, diz respeito à construção de raiz de um Posto da GNR na vila de Almancil. Neste caso o investimento de 1,5 milhões de euros é da responsabilidade do Ministério da Administração Interna mas foi a Autarquia que cedeu o terreno onde será construída esta infraestrutura. O projeto está finalizado estando agora em fase de preparação a abertura de concurso público para a execução da empreitada.

Para o presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, estas intervenções serão decisivas para o fortalecimento da segurança de pessoas e bens num Concelho fortemente marcado pela economia do turismo.

Categories: Loulé, Quarteira