Quarteira

Edna Pimenta com os sons eletrizantes do Brasil no 3.º dia dos Petiscos do Pescador de Quarteira

No âmbito das comemorações do Dia do Pescador (31 de maio), está a decorrer este fim-de-semana, dias 3, 4 e 5 de junho, em Quarteira, o evento Petiscos do Pescador, que acontece na Praça do Mar.

Esta iniciativa pretende homenagear a comunidade piscatória de Quarteira, uma das mais importantes do país, e nesse sentido, vão estar presentes as tradições associadas à faina do mar. A tradicional lavada ou arte de arrastar para terra foi um dos pontos mais importantes das festividades e aconteceu este sábado, dia 4, na Praia de Quarteira. Toda a população é convidada a participar no “puxar a rede” para terra onde se pode ver a riqueza que ainda se encontra nas águas que banham Quarteira, através da quantidade e qualidade do pescado que, ano após ano, é capturado. O peixe capturado foi depois distribuído pelos presentes.

Em termos de animação musical, o evento contou no primeiro dia com a atuação da artista popular Rosinha e as suas bailarocas, como goste de lhes chamar, um espetáculo que se revelou um tremendo sucesso.

Ontem à noite, foi a vez dos fadistas César Matoso e Argentina Freire, seguidos do Tributo a Bob Marley com “Quem é o Bob”.

Hoje, domingo, 5 de junho, está em palco a brasileira Edna Pimenta e as suas bailarinas que estão a inundar a Praça do Mar com os sons eletrizantes do Brasil. Ainda vai a tempo de testemunhar essa realidade e participar nesta grande festa anual da comunidade piscatória de Quarteira.

A gastronomia é outra das componentes importantes desta iniciativa. As famílias dos pescadores confecionam pratos de peixe, marisco ou molúsculos, de acordo com as receitas tradicionais. O visitante pode apreciar estas iguarias no espaço dos Petiscos do Pescador, na Praça do Mar, durante os três dias.

Durante os três dias, às 18h00 e ao final da noite, o duo Nestor e Nuno anima o recinto.

A apresentação dos espetáculos está a cargo de Alexandre Rodrigues.

Destaque ainda para as senhoras voluntariosas do Cantinho da Amizade, que criam ao vivo um quadro representativo das mulheres dos pescadores com um pequeno museu etnográfico. Foram ainda elas que embelezaram os postes de iluminação da Praça do Mar com arranjos de flores de papel.

A entrada é livre.

Esta é uma iniciativa da QUARPESCA – Associação de Armadores e Pescadores de Quarteira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Quarteira.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira

1 reply »