Loulé

Parceiros da Rota Loulé Social de visita à ASCA

O Conselho Local de Ação Social da Rede Social de Loulé efetuou no início do mês a Rota Loulé Social de junho, com visita a três instituições de Almancil: ASCA, Unidade de Vida Apoiada da ASMAL e Associação Doina Algarve, uma ação que assume um papel impulsionador no fomento de uma articulação próxima entre as várias instituições que operam no Concelho.

A comitiva de parceiros sociais iniciou a visita à ASCA – Associação Social e Cultural de Almancil, Instituição Particular de Solidariedade Social e de Utilidade Pública Sem Fins Lucrativos e à sua valência Lar de Idosos.

A ASCA – Associação Social e Cultural de Almancil, foi fundada a 18 de agosto de 1992 sob a forma jurídica de Instituição Particular de Solidariedade Social, com sede na Vila de Almancil, Concelho de Loulé.

A comitiva foi recebida pelo presidente da instituição, Hermes Alberto e restantes responsáveis que apresentaram os serviços prestados pela instituição no apoio aos mais desfavorecidos da freguesia.

Foi ainda feita uma visita ao Lar de Idosos de Almancil, a mais recente valência da ASCA. Constitui-se pela resposta desenvolvida em alojamento, de utilização temporária ou permanente, para idosos em situação de maior risco de perda de independência ou autonomia. O equipamento tem capacidade instalada para 30 idosos cuja condição física ou outra não lhes permita permanecer no seu meio habitual de vida. Tem como finalidade a prestação de diversos serviços, para além do alojamento, nomeadamente, alimentação, cuidados de higiene e conforto, cuidados médicos e de enfermagem, tratamento de roupas e atividades de animação sociocultural e ocupação de tempos livres.

O investimento, que rondou 1 milhão de euros, com uma comparticipação de 428 mil euros da Câmara de Loulé (para além dos arranjos exteriores do edifício), foi criado no âmbito do Programa PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais.

Instalado ao lado da sede da instituição e do Centro Comunitário de Almancil, este equipamento tem capacidade para acolher 30 utentes e dispõe de 10 quartos duplos e 10 singles. O espaço é moderno e com todas as condições para dar resposta nesta valência social a uma das freguesias mais populosas do Concelho.

A par de outras infraestruturas criadas no Município de Loulé, este Lar nasceu de uma parceria entre a Segurança Social, Câmara Municipal, ASCA e Junta de Freguesia, estendendo-se também à comunidade almancilense.

O próximo projeto da ASCA é uma creche, projetada para o terreno em frente à sede da ASCA, o Centro Comunitário de Almancil.

A ASCA no Facebook

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Loulé

2 replies »