AGENDA

Corrida Vertical ganha dimensão nacional com a subida à Torre Lidador, na Maia | 2 de julho

Depois de duas edições de grande sucesso no Algarve, a cidade da Maia prepara-se para receber a prova espetáculo “Corrida Vertical”, no próximo dia 2 de julho, pelas 20h00. Marco Soares Pereira, da Free Challenge, associação promotora das corridas verticais, foi à cidade da Maia apresentar a prova. O PlanetAlgarve marcou presença nesta apresentação, apadrinhada pela atleta Doroteia Peixoto.

O evento terá lugar na imponente Torre Lidador e será, literalmente, um dos pontos altos do programa das Festas da cidade da Maia. O emblemático edifício tem 92 metros, 20 andares e 400 degraus. É considerado o quinto edifício mais alto de Portugal e o maior da região Norte.

Em declarações ao PlanetAlgarve, o presidente da Câmara Municipal da Maia, Bragança Fernandes, disse que “já tinha ouvido falar das corridas verticais em Quarteira e, quando esta associação nos surgiu a propor esta Corrida Vertical na Maia, nem hesitámos. A Torre Lidador, sendo um dos maiores edifícios do país, com os seus 92 metros de altura, 20 andares e cerca de 400 degraus, tem todas as condições para uma prova deste tipo. Estamos no Município do Desporto, com cerca de 25 mil utilizadores diários dos nossos equipamentos. Temos cerca de 60% da população a praticar desporto, muito superior à média da União Europeia, que é de cerca de 25%. Portanto, esta Corrida Vertical aqui faz todo o sentido”.

Por seu lado, o presidente da Comissão de Festas da Maia, Joaquim Marques, disse-nos que a Corrida Vertical foi inserida no Programa das Festas da Maia “porque é um programa multicultural e faz todo o sentido”, acrescentando que “já conhecia o conceito Corrida Vertical. Gosto de Desporto e já conhecia através da televisão e até já me tinha lembrado que a torre da câmara era o local ideal para fazer uma corrida destas”, acreditando que poderá ser um sucesso e que “vai ter alguma adesão. Aliás, já tenho recebido alguns contactos de pessoas que se querem inscrever. Portanto, acredito que sim, que vai ser um sucesso”, até porque a Maia é um município iminentemente desportivo. “Efetivamente. A Maia é conhecida como o Município do Desporto, pelo que a Corrida Vertical também se enquadra bem nesta particularidade”.

Se o resultado for positivo, poderá ser para continuar. “Sim, penso que sim. Temos aqui várias iniciativas desportivas regulares e acredito que a Corrida Vertical venha a ser uma delas”.

A atleta Doroteia Peixoto confidenciou-nos que está “muito expectante em relação a esta prova. Embora não seja a minha especialidade, pois é mais indicada a atletas mais musculadas, penso que será um sucesso, até pelo elevado número de atletas aqui na Maia e arredores”, acrescentando que “vou tentar cá estar no dia da corrida e, quem sabe, talvez participar”.

A corrida será disputada no interior da Torre, em provas individuais de contrarrelógio, nas categorias de masculinos e femininos. Cada atleta sobe as escadas uma vez e os dez primeiros classificados ficam apurados para a etapa decisiva que vai definir os vencedores da “Corrida Vertical Torre Lidador Maia”.

Durante a noite da prova, os espetadores terão a possibilidade de assistir à transmissão em direto da corrida, através de écrans gigantes colocados no exterior.

A Corrida Vertical é uma nova modalidade desportiva que consiste em subir um determinado número de degraus no menor tempo possível. Enquanto prova de espetáculo, tem suscitado o interesse do público e dos media internacionais, sobretudo após a realização de provas em alguns dos arranha-céus mais famosos do mundo, como o Empire State Building, em Nova Iorque ou o edifício Taipei, na China.

Em Portugal, a prova inaugural da modalidade aconteceu em Agosto de 2015 no parque aquático Aquashow, em Quarteira, no Algarve, nas escadas do Free Fall, considerado o escorrega mais alto da Europa.

A prova na Maia é aberta a todos os participantes e as inscrições vão estar disponíveis em breve na página do Facebook (corridaverticalportugal).

A “Corrida Vertical Torre Lidador Maia” é uma organização da Free Challenge, em coorganização com a Câmara Municipal da Maia e a Comissão de Festas da Maia.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: AGENDA, Desporto, Nacional