Loulé

Encontro Nacional do Banco de Tempo | Visita ao Centro Histórico de Loulé

O Graal e a Agência de Quarteira do Banco de Tempo (BdT) promoveram na sexta-feira e no sábado, dias 17 e 18 de junho, o seu Encontro Nacional na Primavera. O Encontro teve o seu início com a Sessão de Abertura no Centro Autárquico de Quarteira.

Um encontro coorganizado pelo Graal e pelas agências do Banco de Tempo de Quarteira e Albufeira, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Quarteira e da empresa Garvetur.

Seguiu-se depois uma Palestra dos professores e cônjuges Helena Marujo e Luís Miguel Neto, da Universidade de Lisboa, no Auditório do INUAF – Cerca do Convento do Espírito Santo, em Loulé.

De regresso a Quarteira, ao fim da tarde teve lugar a inauguração da Sede da Agência do Banco de Tempo de Quarteira, em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Loulé.

O Encontro prosseguiu na manhã de sábado com a sua componente lúdica. Os participantes tiveram a oportunidade de visitar alguns pontos da cidade de Loulé, nomeadamente o Centro Histórico, O Mercado Municipal, os Banhos Islâmicos, o Pólo Museológico dos Frutos Secos, a Igreja Matriz, o Jardim dos Amuados, a Capela de Nossa Senhora da Conceição e pontos da Muralha, um périplo guiado por duas técnicas da autarquia louletana que transmitiram os seus conhecimentos sobre os locais visitados.

Os trabalhos do dia terminaram com um jantar no Restaurante Girassol, no Calçadão de Quarteira, onde foram lidos poemas dedicados ao Banco de Tempo, da autoria de Isabel Aresta.

O Banco de Tempo é uma rede de infraestruturas de apoio social baseada na gestão do tempo para troca de serviços.

Esta rede apoia-se no Banco Central, coordenado pelo Graal, e nas Agências, inseridas em cada comunidade, resultado da parceria entre instituições locais e o Graal.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Loulé, Quarteira

1 reply »