AGENDA

Presidente da República em Loulé para entregar Medalha Municipal de Honra à escritora louletana Lídia Jorge | 21 de julho

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai estar em Loulé, no próximo dia 21 de julho, para presidir à cerimónia de entrega da Medalha de Honra do Município de Loulé à escritora Lídia Jorge, que decorrerá pelas 18h00, no Cine-Teatro Louletano.

Um dos maiores vultos da Literatura Portuguesa vai receber das mãos do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo, a mais importante distinção que esta Autarquia atribui aos seus cidadãos, depois de ter recebido a Medalha Municipal de Mérito – Grau Prata na cerimónia da primeira edição dos Agraciados do Município de Loulé, em 1993.

Recorde-se que, por motivos de agenda, no passado dia 5 de maio – Dia do Município de Loulé – a homenageada não pôde estar presente na Cerimónia dos Agraciados pelo que esta entrega da Medalha acontece agora, com a ilustre presença do Presidente da República.

Natural de Boliqueime, Lídia Jorge é um dos nomes incontornáveis da Literatura Portuguesa, com uma obra premiada que teve a sua estreia com a publicação de O Dia dos Prodígios, em 1980, um dos livros mais emblemáticos do Pós Revolução. Aos seus livros têm sido atribuídos os principais prémios nacionais, alguns deles pelo conjunto da obra, como o Prémio da Latinidade, o Grande Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores – Millenium BCP, ou mais recentemente o Prémio Vergílio Ferreira de 2015. No estrangeiro, entre outros, Lídia Jorge venceu em 2006 a primeira edição do prestigiado prémio ALBATROS da Fundação Günter Grass e, em 2015, o Grande Prémio Luso-Espanhol de Cultura.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

Categories: AGENDA, Loulé