Quarteira

Dino D’Santiago lança EP Unplugged | Oiça os temas

Depois de conquistar o universo da World Music com o disco “Eva” em 2013 e de ser duplamente premiado nos Cape Verde Music Awards 2014, Dino D’Santiago, natural de Quarteira – Algarve, regressa às edições com o “EP Unplugged”, sob o patrocínio da Casa da Cultura de Loulé.

dino_unplugged

A apresentação ao vivo teve lugar no B.leza (Lisboa), assinalando o Dia da Independência de Cabo Verde – 5 de Julho.

A distribuição digital ficou a cargo da Kimahera e o EP já se encontra disponível para audição nas plataformas digitais habituais.

De referir que Dino D’Santiago já havia cantado um dos temas deste seu último trabalho no Cine-Teatro Louletano, no dia 26 de junho, aquando da visita oficial do Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, ao qual ofereceu um exemplar.

Dino D’Santiago “O crioulo Crooner”

Lisboa afirma-se cada vez mais como o epicentro dos movimentos na nova música contemporânea. Desta vez, faz renascer o “Crooning” através da voz crioula de Dino D’Santiago.

Género esse que teve os seus tempos áureos dos anos 20 até finais da década de 60, eternizado nas vozes de Nat King Cole, Frank Sinatra, Dean Martin ou Bing Crosby.

Contrariando a enorme ascensão da música eletrónica, o músico de raízes Caboverdeanas, nascido em Quarteira, funde elegantemente a criolidade do Batuku e Funana, ao universo do Jazz & Blues.

Inspirado nos sons étnicos das ruas de Lisboa, Luanda, São Paulo e Santiago, o “crooner” apresenta-nos um EP Unplugged, bastante despido, com uma sonoridade crua e suja, onde o ritmo eletrizante do Batuku contrasta com as composições em Funana-lento e coladeiras que nos fazem viajar nas águas mais profundas do Atlântico.

O Músico apresenta-se com um trio de peso, a que apelida de “Dream Team”, ao lado dos inconfundíveis Miroca Paris e Tuniko Goulart. Tem também como convidado especial o trompetista Gileno Santana, fazendo este casamento perfeito dos novos sons lusófonos com o Ethno Jazz.

Depois do seu primeiro álbum “Eva” o ter levado a pisar vários palcos da cena Mundial, como o mítico Summer Stage Festival em New York, Coreia do Sul, Brasil, Angola, Cabo Verde, Alemanha, Holanda e França, chegou a vez de escutarmos em primeira mão a verdade de Dino D’Santiago.

EP Unplugged | Ficha Técnica

Dino D’Santiago – Lead & additional vocals

Tuniko Goulart – Guitar

Miroca Paris – Percussions

Elísio & Lígia Pereira – Background vocals

Gileno Santana – Trompet

Khaly Angel – Piano

Record, mix and master – Tuniko Goulart

All songs written by Claudino Pereira except Monti Graciosa (Vadú) and What a wonderful world (Louis Armstrong)

Photo – by Guiné

Digital art – Rúben Botelho

Graphic design – Sickonce

Digital distribution – Kimahera

Sponsor: Casa da Cultura de Loulé

Oiça os temas seguindo as ligações abaixo:

1. Ka Bu Txora 05:43
2. Monti Graciosa 04:23
3. Nôs Tradison 04:29
4. Pensa na Oji 03:31
5. Dentu Bó 05:22
6. What a Wonderful World 03:10

Categories: Quarteira