Loulé

Autarquia de Loulé entregou receitas do Carnaval 2016 a associações e IPSS do concelho

Enquanto entidade organizadora do Carnaval, a Câmara Municipal de Loulé entregou, esta semana, as receitas provenientes da bilheteira da edição de 2016, num valor que ascende a 50 mil euros, a quatro instituições particulares de solidariedade social e a nove associações do Concelho que participaram no corso.

Esta componente solidária recuperada nos últimos anos pelo executivo municipal esteve na origem do “Carnaval Civilizado”, desde a sua primeira edição em 1906, altura em que começou por atribuir “200 esmolas” a pessoas carenciadas do Concelho. Nos anos 20, a organização do corso começou a ser da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Loulé, tendo como objetivo a atribuição de toda a receita do Carnaval para o funcionamento do Hospital de Loulé, que durante muitos anos foi considerado como referência na região do Algarve.

O critério de atribuição das receitas do Carnaval 2016 foi definido no sentido de disponibilizar 50% das receitas do Carnaval a quatro IPSS do Concelho de Loulé pela relevância do seu trabalho na comunidade. Este ano este montante foi entregue à Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão, à Casa da Primeira Infância – Centro de Acolhimento Temporário “Os Miúdos”, à ASMAL – Associação de Saúde Mental do Algarve e ao Centro Social e Comunitário de Vale Silves.

Os restantes 50% destinaram-se às coletividades participantes na animação do Carnaval, tendo em consideração o número de tripulantes de cada carro alegórico, bem como os respetivos grupos de animação organizados pelas coletividades: Associação Artística Satori, Moto Clube de Loulé, APAGL – Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé, TUALLE – Tuna Universitária Afonsina de Loulé, DOINA – Associação de Emigrantes Romenos e Moldavos do Algarve, Ginástica Clube de Loulé, Grupo dos Amigos de Loulé, Grupo Desportivo das Barreiras Brancas, Associação de Animação Cultural de Loulé – Majoretes.

Para os responsáveis municipais, esta iniciativa visa, por um lado, apoiar o trabalho social de instituições que têm realizado um trabalho de excelência com as populações mais desfavorecidas e, por outro lado, comparticipar a vontade e o empenho dos clubes e das associações que participaram nesta edição, possibilitando uma agradável demonstração de capacidades criatividades para superar os desafios propostos.

Categories: Loulé