No ano em que se assinala o centenário da freguesia de Quarteira, passam igualmente os 100 anos do nascimento de Manuel de Brito Pardal, mais conhecido por Poeta Pardal, o poeta pescador.
A efeméride foi assinalada pela Junta de Freguesia de Quarteira e pela Câmara Municipal de Loulé, em parceria com a família do poeta.
As comemorações envolveram três iniciativas:
– Descerrar de uma placa comemorativa na casa onde o Poeta Pardal nasceu, na rua com o seu nome, em Quarteira;
– Lançamento da reedição do seu livro de quadras populares «Em Cima do Mar Salgado», cuja 1.ª edição havia ocorrido em 1977;
– Projeção de um documentário sobre a sua vida.
A projeção do documentário “Mau Tempo, Marés e Mudanças”, do realizador Ricardo Costa, teve lugar na noite de ontem, dia 18 de agosto, na Praça do Mar, em Quarteira.
Tendo Manuel Pardal como personagem central, surge em 1976 o documentário/longa-metragem em três partes, “Mau Tempo, Marés e Mudança”,, realizado para a RTP.
A projeção contou com muito público, com destaque para os familiares do poeta, do presidente da Câmara Municipal de Loulé, Vítor Aleixo e do presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto.
Ao longo de toda a projeção, o público ia reagindo com comentários, à medida que ia conhecendo os personagens e os locais. Uma projeção muito emotiva que não deixou ninguém indiferente.
Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve
Categorias:Quarteira


















2 replies »