AGENDA

Rui Silva e Ana Cabecinha ‘apadrinham’ 2.º Grande Prémio Cidade de Quarteira | 25 de setembro

Prova conta com vários atletas portugueses de renome internacional

banner

A Praça do Mar volta a ser o ponto de partida para o Grande Prémio Cidade de Quarteira, que nesta segunda edição é ‘apadrinhada’ pelos atletas olímpicos Rui Silva e Ana Cabecinha. A prova, a decorrer dia 25 de setembro, junta mais uma vez em parceria a Junta de Freguesia (JF) de Quarteira, a Câmara Municipal de Loulé e a Associação Free Challenge, com o apoio da Associação de Atletismo do Algarve.

Especialista em meio fundo, nomeadamente nos 1500 e 3000 metros, Rui Silva foi medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de 2004. Considerado um dos melhores atletas portugueses de sempre, já conquistou uma dezenas de medalhas em grandes competições internacionais, entre as quais uma de campeão mundial e três de campeão europeu (em pista coberta). Representa o Sporting Clube de Portugal desde 1996.

Embora ausente da prova Ana Cabecinha é também madrinha do 2.º Grande Prémio Cidade de Quarteira. Recorde-se que a atleta algarvia alcançou recentemente uma excelente classificação no Rio de Janeiro, onde terminou a prova dos 20 km marcha em 6.º lugar. Este foi o seu melhor desempenho de sempre nos Jogos Olímpicos, melhorando assim os registos de Pequim (8.ª) e de Londres (9.ª).

À semelhança do ano anterior, a organização prevê a participação de várias dezenas de atletas de renome internacional nesta prova. Para além de Rui Silva, já estão confirmadas as presenças em competição dos atletas Dulce Felix e Ricardo Ribas (participaram nos Jogos Olímpicos do Rio 2016), Rui Pinto, Doroteia Peixoto, Mário Teixeira e Hermano Ferreira.

“Estamos muito confiantes quanto à forte participação de atletas nesta prova depois do êxito alcançado na primeira edição, em 2015, na qual tivemos o privilégio de contar com o alto patrocínio do grande atleta português Carlos Lopes”, refere o presidente da JF de Quarteira, Telmo Pinto, para realçar que o objetivo é tornar o Grande Prémio Cidade de Quarteira, a muito curto prazo, uma prova importante da modalidade, tanto a nível nacional como internacional.

O 2.º Grande Prémio de Quarteira 2016, com uma extensão de dez quilómetros, terá início pelas 10h00, na Praça do Mar. Classificada como prova de estrada, será disputado ao longo de um percurso pela freguesia, com passagem pelas avenidas Infante de Sagres, Sá Carneiro, Carlos Mota Pinto e de Ceuta.

Aberta a atletas de ambos os sexos, a competição prevê a atribuição de prémios pecuniários a serem atribuídos individualmente e por equipas. A partida para a prova feminina e masculina será dada com um intervalo de dois minutos e meio, permitindo reforçar o espírito competitivo entre os participantes.

As inscrições para o 2.º Grande Prémio terão um valor de 7,50 euros incluindo a t-shirt técnica e já podem ser feitas na Associação de Atletismo do Algarve. Mais informações poderão ser solicitadas através do e-mail grandepremioquarteira@gmail.com.

Em simultâneo decorrerá a Marcha-Corrida Cidade de Quarteira (da Batata Doce), com início à mesma hora. A prova terá entrada livre e cumprirá um percurso entre os 4,5 e os 8 kms, estando previsto no final um convívio com oferta de batatas-doces. Os atletas que queiram participar nesta competição devem inscrever-se através do formulário disponível na página de facebook da JF de Quarteira. Mais informações devem ser solicitadas pelo e-mail: eventos@jf-quarteira.pt.

Categories: AGENDA, Desporto, Quarteira

1 reply »