AGENDA

Desfolhada à Moda Antiga valoriza memória comum do passado são-brasense

Antigamente, o final da época de colheitas era celebrado em São Brás de Alportel com a típica desfolha do milho… Um momento de convívio que fortalecia laços entre os membros da mesma comunidade. Neste âmbito, a VII Desfolhada à Moda Antiga, a ter lugar no próximo dia 8, sábado, no Museu do Trajo de São Brás de Alportel desafia a viver na primeira pessoa este momento de alegria e partilha.

Este encontro intergeracional, promovido pela Junta de Freguesia de São Brás de Alportel e Rancho Típico Sambrasense com o apoio da Câmara Municipal e Museu do Trajo tem início pelas 20h00 e tem por objetivo valorizar e preservar a memória comum do passado são-brasense.

De entrada e participação gratuitas, este evento cultural é salpicado por cantares, aromas e sabores de outrora, bem como pelos trajos típicos da época da colheita, mediante a participação do Rancho Típico Sambrasense. Segundo reza a história o momento da desfolha do milho era uma atividade muito aguardada pelos enamorados da altura…a roda que se formava em torno do milho alimentava a esperança de encontrar o milho rei (uma massaroca de milho de cor avermelhada) que permitia dar um beijinho a todos os presentes e quem sabe à pessoa amada…

Apesar da realidade atual ser um pouco diferente a Desfolha do Milho continua a ser uma experiência de descoberta, de histórias que se partilham ao serão, de modas antigas que ficam no ouvido e de boas experiências que se guardam na memória.

Desfolhada à Moda Antiga em São Brás de Alportel

Desfolhada à Moda Antiga em São Brás de Alportel