Algarve

Algarve voltou a receber um Conselho Nacional da JSD

jsd_algarve

JSD/Algarve fez o pleno: Recebeu CN passadas décadas de afastamento, aprovou moção setorial por unanimidade, passou a ter mais um militante honorário (Irina Martins) e reelegeu Conselheiro Nacional do PSD (Carlos Gouveia Martins)

Há verões que teimam em não acabar e sóis que nos sorriem a todas as dimensões: desta vez, falamos do I Conselho Nacional da JSD relativo ao biénio 2016-18. Decorreu em Loulé, mais precisamente em Vilamoura, freguesia de Quarteira, pleno de sucesso, pleno de Algarve.

Em matéria de funcionamento interno, o órgão máximo entre congressos desta estrutura política de juventude – agora Presidida na Mesa por José Filipe Baptista -, serviu para apresentar os nomes dos novos militantes honorários da JSD aprovados no último Congresso Nacional. Dos mesmos, destacamos a antiga Secretária-Geral da JSD/Algarve, Irina Martins. Ainda no seguimento, de salientar é também a eleição dos 10 Conselheiros Nacionais do PSD pela quota desta estrutura. À imagem do que sucedeu no mandato transato, o Algarve viu o seu Presidente Carlos Gouveia Martins ser reeleito Conselheiro Nacional do PSD para este novo biénio. Naturalmente, o plenário serviu também para fazer o balanço dos primeiros cinco meses de mandato de Cristóvão Simão Ribeiro, reconduzido na liderança da Comissão Política Nacional da JSD até 2018.

A sala do hotel Dom Pedro Golf foi testemunha dos números. Perante uma plateia à altura da efeméride e um programa que soube justificar a afluência, o dia viu ainda ser aprovada – e diga-se, em unanimidade pelos Conselheiros Nacionais – a Moção Setorial “Reformar credibilizando o Sistema Político”, subscrita por Carlos Gouveia Martins e anteriormente aprovada por toda a Comissão Política Distrital da JSD/Algarve. A mesma, de substrato sensível num tema afeto a muitos, visa limitar os mandatos aos Deputados à Assembleia da República, à imagem do que é previsto na Constituição da República Portuguesa para cargos políticos executivos, tais como os Presidentes de Câmara Municipal ou Junta de Freguesia: no fundo, um prolongamento da lógica, em nome de uma Democracia contígua às suas premissas.

Em suma, a Distrital da JSD/Algarve é hoje uma entidade orgulhosa. Um orgulho que decorre do trabalho desenvolvido e que se personifica nestas inúmeras demonstrações de inabalável confiança. Do dia, perpetua-se o sentimento de dever cumprido pelo regresso de um Conselho Nacional da JSD à região algarvia e para junto dos nossos militantes; a satisfação por ver, “de casa”, a informação relativa à nova militante honorária da JSD, Irina Martins; a responsabilidade por apresentar uma proposta que visa claramente credibilizar o sistema político nacional e, por fim, a naturalidade na reconduçãode um algarvio ao Conselho Nacional do PSD.

Com tudo dito, que este verão de emoções e conquistas seja sinónimo e augúrio de bons ventos. E quando o sol virar chuva não temam: esse é o abençoar da força e rumo da JSD.

Por: JSD Algarve

Categories: Algarve