Entrevistas

Entrevista com Rita Coelho, da MTC Massage | Ainda se trabalha na Praia de Quarteira em outubro

A Praia de Quarteira ainda funciona em pleno quando já caminhamos para o final de outubro. Para além dos apoios de praia, as tendas de massagens também continuam a trabalhar em pleno. Caso disso é a MTC Massage (Medicina Tradicional Chinesa), de Rita Coelho, na Praia Azul, em frente ao Snack-Bar Praia Mar, o que motivou esta entrevista ao PlanetAlgarve.

Rita Coelho diz que continua a trabalhar na Praia de Quarteira porque “ainda é possível. O tempo está favorável, ainda temos alguns turistas, especialmente os estrangeiros, pelo que se reúnem todas as condições para continuarmos a trabalhar desde maio até final de outubro“.

O balanço deste verão “é bastante positivo. Trabalhámos muito bem. Em relação ao ano passado, foi consideravelmente melhor e esperamos continuar sempre a subir“, realça Rita Coelho, a qual, para além de Massagista, é formada em Medicina Tradicional Chinesa. “Aqui, tento conciliar as duas coisas. Adoro a praia e pensei que seria a melhor forma de aliar a minha profissão à minha paixão, mantendo o meu consultório de Medicina Chinesa“, resultando de “uma licenciatura de 5 anos com Estágio integrado no próprio curso, feito na China“, onde a experiência foi “muito boa. A China é uma experiência que trazemos para a vida. Complementamos o que já aprendemos cá e trazemos na nossa bagagem uma cultura completamente diferente da nossa, o que é enriquecedor a nível pessoal e a nível profissional“.

Em termos de Massagens, os serviços disponibilizados na MTC Massage, na Praia Azul, em Quarteira, são “inúmeras, vão desde as Massagens de Relaxamento; Massagens Terapêuticas; Massagem Geral; Massagem Localizada; Massagem Executiva; Massagem Craniana; Massagem Desportiva; Massagem de Corpo Inteiro; Drenagem Linfática Manual mas também as massagens chinesas, como a Reflexologia; Acumpressão, que é a pressão sobre os pontos da Acupunctura; Tuiná (ou Tui Ná), que é uma massagem específica chinesa; e a Bambuterapia“.

Quanto às preferências das pessoas, Rita Coelho adianta que, “por norma, as pessoas procuram mais as massagens de Relaxamento. A de Corpo Inteiro, a Geral e muitas delas já começam a procurar a Bambuterapia, a Desportiva e algumas também experimentam a Reflexologia“.

Existe a ideia de que a massagem serve precisamente para a pessoa relaxar mas, aliada à Medicina Tradicional Chinesa, temos aqui a componente da Saúde. “Sim. Apesar de, por norma, as massagens de Relaxamento serem massagens mais suaves, como tenho todas as ferramentas para poder tratar algumas patologias ou contraturas que a pessoa possa apresentar, eu verifico, no corpo da pessoa, na Massagem de Relaxamento, alguma pressão, tento fazer com que a pessoa saia daqui, de uma forma geral, relaxada e um pouco restabelecida“.

Rita Coelho confirma que as pessoas têm manifestado essa satisfação após o serviço: “Sim, aliás, temos clientes fiéis que voltam de ano para ano. Gostam do resultado, do ambiente, da terapeuta, que é simpática (risos). Efetivamente, tenho uma carteira de clientes que voltam de ano para ano e começo mesmo a reparar que, nos clientes sazonais, eles falam entre eles e acabam por vir cá porque passaram a palavra“.

A MTC Massage tem acesso pela praia mas, pelo Calçadão, é mais complicado. Fica em frente ao muro e, os interessados, ao procurarem acesso a Nascente, encontram aí outra tenda de massagens. Ao fazê-lo a Poente, aí se encontra outra tenda de massagens. Motivo mais que suficiente para a MTC Massage sair prejudicada. Rita Coelho confirma isso mesmo: “É uma situação que eu tenho tentado contornar. Estou a tentar batalhar para conseguir que seja aqui colocada uma pequena estrutura amovível com alguns degraus para as pessoas poderem ter acesso à tenda, bem como para eu própria poder vir e sair, pois tenho de andar a trepar e saltar do muro. Efetivamente, verifico muitas vezes que os clientes queriam vir cá, porque param e olham mas, como não têm essa acessibilidade, acabam por seguir o seu caminho, indo aos outros locais. Portanto, sim, acabo por ser um pouco prejudicada nesse ponto“.

Rita Coelho tem um consultório “em Vale Judeu, onde pratico essencialmente a Medicina Chinesa, na sua componente terapêutica, trabalhando durante todo o ano por marcações“. Aposta essencialmente no passa palavra, não sendo grande adepta de muita publicidade. “Já sou bem conhecida aqui em Quarteira e em Vale Judeu e o passa palavra tem sido o fator de notoriedade e crescimento do negócio“.

Na circunstância, Rita Coelho estava a fazer uma massagem a uma das suas clientes fiéis, Célia Pardal, do Snack Bar Praia Mar, confidenciando ao PlanetAlgarve que a experiência foi “muito boa. É sempre muito agradável. Sinto um grande alívio, fico sempre com vontade de saltar e correr. Sem dúvida que uma massagem com a Rita é muito recomendável“.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Entrevistas, Quarteira, Saúde