Albufeira

Assembleia da República recebeu apresentação do livro do albufeirense Cristiano Cabrita, “O Neoconservadorismo e a Política Externa Norte-Americana”

A convite do Deputado algarvio Cristóvão Norte e do Vice-Presidente da Assembleia da República, José Matos Correia

Foi na emblemática Biblioteca da Assembleia da República que decorreu ontem, dia 19 de Outubro, ao fim da tarde, a apresentação do livro o Neoconservadorismo e a Política Externa Norte-Americana, da autoria de Cristiano Cabrita. A presidir a sessão esteve o Vice-Presidente da Assembleia da República, José de Matos Correia, numa iniciativa que que contou com as apresentações da Professora Doutora Lívia Franco, académica do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa, e do Doutor Tiago Moreira de Sá, Professor na Universidade Nova de Lisboa. As intervenções estiveram a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, e do Deputado algarvio Cristóvão Norte.

A cerimónia de apresentação contou com a presença de várias dezenas de convidados, entre diplomatas, deputados, autarcas, professores, estudantes e investigadores dos mais diversos quadrantes.

O livro baseia-se na Tese de Doutoramento do autor e é, sobre o tema, a primeira obra editada em Portugal que aborda com enorme amplitude académica a relação entre o neoconservadorismo e a política externa norte-americana. Todavia, não se cinge somente a esta análise sendo um livro transversal que investiga a cultura política e a conceção norte-americana de ordem internacional; a construção da grande estratégia de hegemonia dos EUA após 1945; as origens ideológicas e filosóficas do neoconservadorismo; as ramificações do conservadorismo americano; as várias administrações norte-americanas pós 1989 e a teoria das relações internacionais, entre outras temáticas. A pertinência deste estudo não podia ser mais atual tendo em conta o processo político que está a decorrer nos EUA, sendo que muitas das questões atualmente em debate têm nesta publicação uma resposta efetiva.

Declarações:

A abrir a sessão o Vice-presidente da AR, José de Matos Correia, referiu que este “é um espaço de cidadania e que por isso mesmo é importante que iniciativas deste género ocorram na Assembleia da República tanto mais por se tratar de uma obra com muito mérito tendo por base uma Tese de Doutoramento de um académico que tenho o prazer de acompanhar há 20 anos».

Por sua vez, Cristóvão Norte mencionou que “numa altura tão importante como a atual conjuntura em torno da campanha presidencial norte-americana este trabalho é, diria, triplamente importante. Importante por se tratar de uma investigação com inegável qualidade; importante porque permite uma leitura abrangente de uma temática que é pouco explorada em Portugal e na academia portuguesa e, finalmente, muito importante por se tratar de um trabalho elaborado por um algarvio com inegáveis qualidades”. O Edil de Albufeira, Carlos Silva e Sousa, teve a oportunidade elogiar o autor: «é um grande orgulho para o Município de Albufeira ter funcionários como o Cristiano Cabrita nos seus quadros o que também desmistifica um pouco a ideia (errada) em torno do funcionalismo público. Sempre contou com o nosso apoio para levar a cabo a sua investigação e assim continuará no futuro. Tê-lo como Coordenador do Gabinete de Comunicação, relações Públicas e Relações Internacionais autarquia é uma honra e um privilégio para nós». Lívia franco, orientadora da Tese de Doutoramento e que prefacia a obra, considerou que o presente livro de Cristiano Cabrita tem vários méritos mas «é, sobretudo, um contributo inestimável para o entendimento completo e rigoroso do debate norte-americano, da cultura política que lhe está subjacente e, em especial, daquela que é a corrente doutrinal e política mais recente e que mais tem marcado (e de modo bastante polémico) a política daquele país na última década e meia: o neoconservadorismo». Tiago Moreira de Sá, Professor na Universidade Nova de Lisboa, finalizou o painel de intervenções enaltecendo a «metodologia e o rigor científico da obra em causa» sublinhando a maneira como este novo estudo «contribuirá para um entendimento mais aprimorado sobre as raízes da política norte-americana, quer do ponto de vista interno, quer do ponto de vista externo».

De salientar que, a convite do Deputado Cristóvão Norte, um grupo de alunos da Escola Secundária de Albufeira (Agrupamento Albufeira Poente) teve a oportunidade de efetuar, no mesmo dia, uma visita de estudo à AR. Na ocasião, assistiram ao Plenário e conheceram a casa de democracia portuguesa por dentro, visitando a icónica Sala do Senado e a Sala onde decorre habitualmente o Plenário.

Cristiano Cabrita:

Licenciado e Mestre em Relações Internacionais pela Universidade Lusíada de Lisboa. É pós-graduado em Estudos Europeus pelo Instituto de Estudos Europeus da Universidade Católica Portuguesa. Doutorado em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos daquela Universidade. É Investigador no CIEP – Centro de investigação do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa. Foi Visiting Student no St.Antony`s College, Universidade de Oxford, Reino Unido. Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi também Deputado da Assembleia Municipal de Albufeira. É, desde 2012, Coordenador do Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Relações Internacionais da Câmara Municipal de Albufeira. As suas áreas de interesse incluem a Política Externa Norte-Americana, Política Internacional Contemporânea, a Teoria das Relações Internacionais e Estudos de Segurança Internacional.

Categories: Albufeira