Consumidor

“Podem informar-me sobre apoios sociais que os meus pais que têm mais de 65 anos podem utilizar?”

Delegação Regional do Algarve

CONSULTÓRIO DO CONSUMIDOR / DECO

logo_deco

A DECO INFORMA…

No âmbito da campanha “Sénior +Ativo: consumidor informado/consumidor prevenido” promovida pela DECO, que irá decorrer até ao final do mês de Novembro, informamos que existe um conjunto de respostas de apoio social para pessoas idosas que têm como objectivo promover a autonomia, a integração social e a saúde. Vejamos:

Serviço de apoio domiciliário que consiste na prestação de cuidados e serviços a famílias e/ou pessoas que se encontrem no seu domicílio, em situação de dependência física e/ou psíquica e que não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou a realização das actividades instrumentais da vida diária, nem disponham de apoio familiar.

Centro de convívio para apoio a actividades sociais, recreativas e culturais, organizadas e dinamizadas com participação activa das pessoas idosas, residentes numa determinada comunidade.

Centro de noite que funciona em equipamento de acolhimento nocturno, dirigido a pessoas idosas com autonomia que, durante o dia permaneçam no seu domicílio e que por vivenciarem situações de solidão e insegurança, necessitam de acompanhamento durante a noite.

Estruturas residenciais destinadas a alojamento colectivo, de utilização temporária ou permanente para idosos.

Centro de férias e lazer destinado a todas as faixas etárias da população e à família na sua globalidade para satisfação de necessidades de lazer e de quebra da rotina, essencial ao equilíbrio físico, psicológico e social dos idosos.

O acesso a alguns destes apoios depende dos equipamentos e serviços estarem disponíveis na zona da residência ou das instituições do sector da segurança social terem capacidade para tal.

As pessoas idosas que beneficiam deste tipo de apoios pagam um valor pelo serviço prestado – comparticipação familiar – o qual é calculado com base nos rendimentos da família.

Para obter informações sobre estes apoios sociais deve dirigir-se aos serviços de atendimento da Segurança Social.

Categories: Consumidor