Quarteira

Desinvestimento no Porto de Pesca de Quarteira

O Porto de Pesca de Quarteira, devido à sua localização geográfica e volume de descargas, tornou-se num dos principais Portos do Algarve.

Nos últimos anos, as suas infraestruturas têm vindo a degradar-se sem que haja a devida manutenção.

O cais 6 que se situava junto ao molhe nascente partiu-se em 2010 sem que tenha havido uma reparação ou substituição (tal cais é imprescindível, dado o elevado número de embarcações que frequentam o Porto de Pesca).

Este mesmo cais encontra-se depositado no estacionamento, ocupando desnecessariamente tal espaço. A vedação do cais de descarga caiu, tal como a vedação do molhe poente, estando o Porto acessível a qualquer pessoa.

Foi-nos prometido o alcatroamento na parte situada junto à vedação no lado do Passeio das Dunas, obras essas que não se iniciaram no Verão, tal como previsto.

A rampa de encalhe das embarcações está deteriorada, tornando perigosa a manobra de encalhe de embarcações.

Por fim, as embarcações têm tido dificuldades em conservar o Pescado, pois uma das máquinas de gelo avariou, ao que nos foi comunicado que levará meses a ser reparada e/ou substituída.

Esta é a realidade do Porto de Pesca de Quarteira. Os pescadores, além de se debaterem com as dificuldades que a própria atividade acarreta, ainda têm este bónus em terra.

Pela Direção da Quarpesca,

Hugo Martins – Presidente

Categorias:Quarteira