Quarteira

Adelino Rocha eleito presidente da AHDPA com nova Sede e futuro Centro de Dia em Vila Sol (Quarteira)

A Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer (AHDPA) elegeu este sábado, dia 12 de novembro, os seus novos dirigentes para o triénio 2016-2019. A eleição decorreu em Assembleia Geral na nova sede da associação, no resort turístico de Vila Sol, em Quarteira. Saiu vencedora a única lista a sufrágio, liderada por Adelino Rocha, eleita por unanimidade com 25 votos.

O novo presidente eleito referiu que “a nossa associação está a viver um período favorável de transformação que precisa muito ser apoiado e acarinhado por todos. O Município de Loulé, através do seu presidente, Vítor Aleixo, tem desde sempre demonstrado grande apoio e dedicação ao projeto de adaptação da moradia lote n.º 5, onde agora nos encontramos, e que é agora a nossa sede, pelo que a direção agora eleita tem, a partir de agora, uma grande responsabilidade: Garantir os meios necessários e convenientes para a manutenção do prestígio que a AHDPA granjeou durante os anos da sua vigência.

A direção anterior teve o mérito de ter conseguido efetuar um Protocolo de Comodato com a CML, em que esta oferece as atuais instalações por um período de 40 anos, desde que a AHDPA mantenha a sua atividade social para com a população que dos seus serviços venha a precisar”.

Ainda segundo Adelino Rocha, “durante o período em que as obras decorreram, nem sempre as coisas foram fáceis, principalmente pela falta de dinheiro e ainda por alguns dos anteriores responsáveis pela vida activa da associação – exceção feita ao presidente Isidro Dinis que sempre me apoiou – não acreditaram no projeto e nem pensaram ser possível colocar de pé o projeto da construção e adaptação da sede, que já vinha comprometido desde 2011, sem que ninguém se atrevesse a por mãos à obra. A verdade é que nós conseguimos e a obra está aqui para ser usada e utilizada por todos os que dela possam precisar. Não posso deixar de referir que, para além da CML e da Junta de Freguesia de Quarteira, a anterior direção teve a sorte e o privilégio de ter tido um benemérito (Petra Herrmann) que ofereceu um subsídio que virá plasmado no Relatório e Contas do exercício de 2016, que será apresentado no final do ano. Colaborou connosco de forma graciosa a advogada Sofia Melo, a quem estamos muito agradecidos, pois elaborou e validou toda a documentação, que foi muita, e assinou digitalmente todo o processo de candidatura do projeto de adaptação da casa no lote 5 em Centro de Dia, com mais de 500 páginas”, revelando que as novas instalações foram já visitadas por técnicos da Segurança Social e por técnicos, médicos e enfermeiros da ARS, os quais se manifestaram muito agradados com as instalações.

Apontando as metas para o futuro, o novo presidente da AHDPA sustentou que, “embora possa parecer fácil, a verdade é que agora as nossas responsabilidades são muito maiores, uma vez que, se antes, o serviço oferecido era de apenas meio dia e na parte da manhã, agora vamos ser Centro de Dia a funcionar de segunda a sexta das 9h às 17h. Para garantir esses serviços, e com os benefícios que poderemos vir a conseguir junto dos organismos responsáveis, informo que já realizámos reuniões com a Direção Regional da Segurança Social e da ARS (Administração Regional de Saúde), em que, depois de uma pequena transformação nas instalações sanitárias, poderemos vir a ter capacidade para 30 utentes, com garantias de apoio da Segurança Social, pois a ARS está ainda a estudar uma possibilidade de enquadramento no âmbito das doenças da demência e, após a alteração aos estatutos que iremos apresentar e propor nesta assembleia, conforme o que consta na convocatória desta assembleia”. A alteração foi aprovada.

Adelino Rocha adiantou que “iremos ainda, junto da AMAL, da Fundação EDP, de Bancos, etc., solicitar apoios possíveis que nos ajudem a desenvolver as nossas atividades com a máxima dignidade e profissionalismo, que os nossos utentes merecem. Pretendemos ainda alargar o nosso número de associados efetivos e honorários, pois são os sócios quem mais e melhor poderão ajudar na vida ativa da nossa associação. Temos que nos empenhar em organizar várias atividade de lazer, desportivas e sociais para angariação de fundos, pois a gestão financeira irá ser difícil e apertada. Apesar disso, temos boas perspetivas de virmos a arranjar um patrocinador/fundação com quem possamos vir a fazer um protocolo, no sentido de garantir um subsídio anual considerável que muito poderá vir a resolver a gestão financeira da associação. Igualmente, e ainda por parte do mesmo patrocinador, poderemos ainda este ano obter uma carrinha nova de transporte de doentes com acesso a cadeiras de rodas. Quanto ao serviço de motorista, iremos tentar que o mesmo seja realizado em regime de voluntariado. É certo que não nos poderemos concentrar apenas nos problemas financeiros, pois os recursos humanos e técnicos são igualmente importantes mas teremos que, primeiramente, «arrumar a casa», fazendo chegar a documentação que nos foi pedida pela Segurança Social, de forma a cumprirmos com os procedimentos e formalismos necessários para podermos e merecermos vir a ser apoiados, pois, enquanto isto não estiver tratado, nem a porta poderemos abrir enquanto Centro de Dia, e isto é uma exigência da Segurança Social. Pretendemos ainda desenvolver, de acordo com os programas a definir pela equipa técnica da AHDPA, programas de atividades ao ar livre, com passeios temáticos. Na própria sede, iremos promover várias atividades, incluindo desenvolver uma pequena horta biológica já existente, entre outras”.

Adelino Rocha adiantou ainda que a nova sede será inaugurada em breve e, posteriormente, será inaugurado o Centro de Dia, logo que as exigências da Segurança Social estejam cumpridas, o que passa pela criação de uma pequena casa de banho para os funcionários.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

AHDPA – Associação Humanitária de Doentes de Parkinson e Alzheimer

Lista para os Corpos Sociais eleitos para o Triénio 2016-2019

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL

Presidente: JOSÉ RIBEIRO DE MELLO

Vice Presidente: AMÍLCAR SILVA

Secretário: JORGE MANUEL DA SILVA DE MATOS DIAS

2.º Secretário: MARIA MARGARIDA CORTEZ CORREIA

CONSELHO FISCAL

Presidente: JOÃO LUIS CALÇADA CORREIA

Vice Presd: JORGE MANUEL DOMINGUES GUERREIRO

Secretário: JOÃO DE CARVALHO FERREIRA

DIREÇÃO

Presidente: ADELINO DA COSTA ROCHA

Vice Presidente: ANA ISABEL MACHADO

Tesoureiro: ISIDRO DE OLIVEIRA DINIS

Secretária: MARIA DO PILAR SANTOS

1.º Vogal: ANA COELHO

2.º Vogal: SANDRA MONTES PERAL PEREIRA

3.º Vogal: ANA PAULA CORREIA

4.º Vogal: ROSA NOGUEIRA

5.º Vogal: JOSÉ MANUEL CRUZ BRÁS

6.º Vogal: FERNANDO PAIS

Categories: Quarteira, Saúde

1 reply »