Quarteira

Poesia e Lanche em Quarteira no encerramento da Exposição Biográfica José Afonso

No âmbito do encerramento da Exposição Biográfica José Afonso, o Núcleo de Quarteira da Associação José Afonso (AJA Quarteira) promoveu esta tarde, 19 de novembro, na Galeria de Arte Praça do Mar, em Quarteira, uma Sessão de Poesia e Lanche.

Perante uma boa moldura humana que superou a expetativa da organização, com destaque para o presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto, a tarde de poesia começou com três participantes (Felisbela Bartolomeu, José Manuel Guerreiro e Rogério Ferreira) a declamarem poemas dedicados a Zeca Afonso mas também a Quarteira, que celebra este ano o Centenário da criação da Freguesia; ao Poeta Pardal, comemorando-se este ano o Centenário do seu Nascimento; e ao poeta popular António Aleixo, recordando que se assinalou no dia 16 os 67 anos da sua morte.

Foi então a vez do momento alto da tarde, 30 minutos com o grande declamador de poesia, Sérgio Sousa (Serginho), da Casa da Cultura de Loulé, com poemas de Zeca Afonso materializados nas suas canções, cantando uma quadra de cada poema, tendo sido acompanhado em coro pela assistência.

A tarde de poesia terminou com um grande lanche de convívio, que culminou com um brinde com Moscatel de Setúbal, por ser a cidade onde José Afonso está sepultado.

Recordamos que a exposição foi inaugurada no dia 29 de outubro, tendo contado com o colóquio “Este Rio, Este Rumo, Esta Gaivota”, por João Madeira.

Ainda dentro do programa da exposição, no dia 5 de novembro, houve canções de José Afonso pelo artista João Capela, de Portimão.

Uma iniciativa com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, Casa da Cultura de Loulé e Associação José Afonso.

Entretanto, a AJA Quarteira está já a preparar um grande espetáculo para celebrar o 1.º Aniversário, no próximo mês de dezembro.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Quarteira