Empresas

Open Waters, de Quarteira, recupera embarcação afundada em operação de sucesso (com fotos e vídeos exclusivos)

A empresa Open Waters, de Quarteira, especializada em mergulho e arqueologia subaquática, foi chamada para resgatar do mar a embarcação “Ebenezer”, que se havia afundado na passada semana a sul da Barra de Olhão. A operação de reflutuação teve lugar no sábado, dia 19 de novembro, traduzindo-se em mais um sucesso.

A operação decorreu conforme o planeado, tendo sido acompanhada pela Polícia Marítima do Comando-local de Olhão, estando a equipa da Estação Salva-vidas do ISN de Olhão, em prontidão imediata.

Na ação estiveram presentes duas embarcações da empresa TUNIPEX, duas embarcações da empresa OPENWATERS (coordenador da operação), uma embarcação da Polícia Marítima e uma embarcação do ISN.

Felizardo Pinto, da Open Waters, disse ao PlanetAlgarve que a embarcação estava a 70 metros de profundidade com a boia do cabo de reboque localizada a 30 metros de profundidade, o que permitiu à Open Waters desenvolver a operação a partir daí, colocando boias de ambos os lados da embarcação.

Felizardo Pinto adiantou ainda que, devido ao bom tempo e à boa visibilidade dentro de água, mesmo a grande profundidade, embora se tenha tratado de uma operação complexa, agravando o facto da existência de mutos covos e emaranhado de cabos e redes, acabaria por se tornar fácil, resultando em mais um sucesso.

A Ebenezer é agora a quinta embarcação resgatada ao mar pela Open Waters, empresa de referência no resgate de embarcações afundadas em todo o Algarve.

 

A embarcação recuperada encontra-se, agora, num estaleiro em Olhão, onde será vistoriada pela Capitania do Porto de Olhão e recuperada para voltar ao ativo.

O “Ebenezer” é um barco de pesca que, no passado dia 9, por razões ainda não conhecidas, se afundou a sul da barra de Olhão. Na altura, estavam a bordo três tripulantes que acabaram por ser salvos pela Polícia Marítima.

O alerta foi dado via 112 às 13h31m locais, na sequência de uma comunicação efetuada pela embarcação de pesca Ebenezer, que se encontrava a duas milhas a sul da Barra de Olhão, com três pessoas a bordo que se encontravam seguras à embarcação já virada e sem coletes salva-vida.

Foram empenhados de imediato a embarcação salva vidas SR-37 do Instituto de Socorros a Náufragos, a lancha TORNADO da Polícia Marítima e o NRP CENTAURO, da Marinha. Posteriormente, foi ainda empenhada também a embarcação de pesca BELINHA, por se encontrar nas proximidades.

O MRCC Lisboa manteve contato com os náufragos, garantido a articulação com o CODU-MAR. Cerca das 14h49m, os tripulantes da embarcação Ebenezer foram recolhidos, aparentando estar bem de saúde, pela lancha da Polícia Marítima, que tinha embarcado elementos do INEM. Os náufragos, de nacionalidade portuguesa, foram assistidos no local pelo INEM e pelos Bombeiros e posteriormente encaminhados para o Hospital de Faro.

Texto: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve com Marinha

Fotos e Vídeos: Open Waters

Veja os vídeos AQUI.