AGENDA

Rostos e Paisagens da Índia para ver na Galeria Arco, em Faro

Exposição de fotografias de Fernando Cardoso em exposição até 23 de dezembro

Aam Aadmi, o homem comum, de Fernando Cardoso, inaugurada dia 1 de dezembro, é a exposição de fotografia que a ALFA – Associação Livre de Fotógrafos do Algarve tem patente na Galeria Arco,  em Faro até 23 de dezembro.

Esta exposição, como o autor refere,  «é um registo de impressões e sensações pelos caminhos da Índia: rostos, paisagens, espiritualidades, gestos breves, pedaços de memória que agora se organizam em molduras para serem lidos ». As fotografias de Fernando Cardoso, reveladoras do quotidiano deste país de uma ímpar riqueza e diversidade cultural, são habitadas por pessoas comuns, que interpelam o olhar e o estar.

Fernando Cardoso, designer de comunicação multimédia, é diplomado em História de Arte Indiana pela BHU (Universidade Hindu de Banaras), Índia, onde viveu vários anos. É ainda Presidente da Associação de Exilados Políticos Portugueses. Viaja e investiga frequentemente na Índia. É membro da ONG Khushiparisara, área da preservação do ambiente, com sede em Kumta, Karnataka, Índia.

O autor será o líder de uma viagem fotográfica que a ALFA realizará ao sul da India em dezembro de 2017. Esta será a segunda grande viagem guiada que a Associação organiza a partir de Faro, após a realizada este ano ao norte de Marrocos.

A data da inauguração da exposição coincide com o dia em que a UNESCO reconheceu o yoga da Índia como Património Imaterial da Humanidade.

A decisão foi tomada em Adis Abeba, Etiópia, que considerou que a filosofia subjacente a esta prática “influenciou numerosos aspetos da sociedade deste país, que vão desde a saúde à medicina, até à educação e as artes”.

A exposição está aberta  na sede da ALFA de quarta a sábado das 14 h 30 às 17 h 30 e tem entrada é livre.

A iniciativa está integrada no Festival CRIACT 2016.

Categories: AGENDA, Faro