AGENDA

Serralves traz a Faro escultura e pintura portuguesa dos anos 1980

O REGRESSO DO OBJETO: ARTE DOS ANOS 1980

8 de Dezembro a 19 FEV 2017

Inauguração: 7 de Dezembro, às 18 horas

O Museu de Serralves leva a Faro a exposição O Regresso do Objeto: Arte dos Anos 1980. A mostra, que estará patente no Museu Municipal de Faro até 19 de fevereiro, tem inauguração marcada para 7 de Dezembro. Faz parte do intenso programa de exposições itinerantes que o Museu de Serralves desenvolve e que tem como grande objetivo tornar a coleção de arte contemporânea de Serralves acessível para além das portas do Museu, permitindo assim o alargamento da rede de acesso e de aproximação das populações à arte e à cultura.

O Regresso do Objeto: Arte dos Anos 1980 apresenta uma seleção de esculturas e pinturas de sete artistas portugueses e internacionais que sedimentaram os seus discursos artísticos nos anos 1980. Estas obras marcam uma reação à predominância da arte minimal e conceptual nas décadas anteriores, através do regresso à pintura e à escultura e ao uso de materiais tradicionais como o ferro, o bronze e a madeira. Assistimos a um regresso a temas clássicos da história da arte, ao ressurgimento de um imaginário figurativo e metafórico associado a títulos poéticos e evocativos e à proximidade com as artes decorativas e a cultura popular. Esta diversidade relaciona-se com o começo da globalização, que coloca em contacto e em influência mútua culturas muito diversas.

A exposição, organizada por Serralves em parceria com a Câmara Municipal de Faro, é uma oportunidade para revisitar a produção artística da década de 1980 que, representando o fim do isolamento a que a ditadura tinha votado Portugal, revela um crescente sincronismo com o contexto artístico internacional.

Artistas representados:

Rui Aguiar, Gerardo Burmester, Pedro Cabrita Reis, Rui Chafes, Harald Klingelhöller, Rui Sanches, Xana

Local da exposição:

Museu Municipal de Faro

Praça Dom Afonso III, 14 – Faro

Horário

Ter a Sex: 10h00-19h00

Sáb a Dom: 11h30-18h00

cartaz

Categories: AGENDA, Faro