Algarve

Município de Loulé saúda o Governo português pela suspensão da ameaça de petróleo no Algarve

concessao_petroleo

O Município de Loulé saúda a decisão do Governo português de suspender a ameaça de prospeção e exploração de petróleo e de gás no Algarve, na sequência de autorizações do anterior governo PSD/CDS.

A corajosa decisão de rescindir os contratos de prospecção e exploração de petróleo revela que o governo ouviu os algarvios e decidiu em sintonia com as expectativas das populações e com a importância da vocação turística do Algarve para a economia nacional.

É a única decisão inteligente, sintonizada também com a ambição de estruturar o nosso desenvolvimento com base em fontes de energia não fósseis.

O Município de Loulé saúda e agradece a mobilização das instituições e dos movimentos de cidadania pelo impulso cívico e democrático, decisivo para os resultados agora alcançados.

A decisão do atual governo é a prova de que é possível exercer o poder e a cidadania de forma diferente, com resultados positivos para o nosso futuro comum.

Porém salienta-se ainda a situação da vigência do contrato ENI/Galp no sudoeste alentejano e costa vicentina relativamente ao qual o município de Loulé espera que o Governo prossiga na mesma senda de rigor e controle do contrato a fim de que seja possível anular o mesmo. Mais, aguarda-se a ponderação da consulta pública determinada em prorrogação de prazo por Sua Excelência a Ministra do Mar.

É no presente que se constrói o futuro. Como faz agora o Governo da República, como fazemos em Loulé com a Estratégia Municipal para as Adaptações às Alterações Climáticas.

Os riscos e as ameaças deixaram de existir com este governo, mas existirão sempre com outras soluções governativas. Contarão sempre com uma posição forte do Município de Loulé, na defesa dos interesses do Algarve e dos Algarvios.

Categories: Algarve, Loulé