AGENDA

LAGOS | Curso de teatro e comunidade no Espaço Cultural do TEL

O Teatro Experimental de Lagos irá promover, em parceria com a companhia de teatro 3 em Pipa, o curso “Teatro em Andamento – grupo de teatro e comunidade”.

“Teatro em Andamento” é uma formação em teatro que pretende proporcionar aos participantes a experiência da criação, ensaios e montagem de um espectáculo, com o intuito de o mesmo ser apresentado ao público. Destina-se a adolescentes e adultos que queiram experimentar fazer teatro.

Local: Sala do TEL

Horário: 3ª feira das 18h às 21h (3 horas semanais)

Nº de Participantes: 6 a 16

Nº de Sessões: 13 / de 31 de Janeiro a 25 de Abril

Mostra de Espectáculos: primeira quinzena de Maio

Orientação: Cristina Chafirovitch

Mensalidade: 40 €

 “Teatro em Andamento -Grupo de Teatro Comunidade” tem como um dos principais objectivos produzir espectáculos marcantes e significativos para quem faz e para quem assiste. Desenvolve uma abordagem de teatro “através” da comunidade, em que o processo de criação é adaptado ao conjunto de pessoas que constituem o grupo e o produto performativo resulta das expectativas, desejos e talentos manifestados nesse percurso. O conteúdo das sessões propicia aos seus participantes o desenvolvimento da capacidade criativa, expressiva e comunicativa, bem como o reforço da confiança individual e da coesão grupal. A vertente lúdica e o sentimento de pertença a um colectivo teatral são particularmente valorizados.

Num primeiro momento estes ateliers promovem a abordagem às técnicas elementares do jogo teatral, à contracena e à criatividade. O processo implica a sensibilização à fisicalidade e corpo cénico do performer, à voz e ao relaxamento; a experimentação constrói a segunda etapa; por fim, a colaboração activa na composição e concepção do espectáculo, que direcciona a interpretação de um personagem e do texto. A apresentação de espectáculos ao público, composto por elementos com quem se estabelece contacto no dia-a-dia, é o ponto alto de todo o percurso.

As criações teatrais versam em temas que eventualmente foram levantados no grupo, mas, sobretudo com uma preocupação de entretenimento artístico. Leva-se em conta igualmente a criação de novos públicos e as suas expectativas, numa audiência que se espera venha a ser constituída por camadas etárias bastante diversificadas, desde crianças a seniores.

Formadora

Cristina Russo Chafirovitch é Directora do Grupo de Teatro 3 em Pipa, onde desenvolve regularmente a sua prática artística enquanto encenadora e intérprete, assim como a sua intervenção nos domínios da performance profissional e do teatro comunidade. Foi professora na Universidade de Évora, no Curso de ‘Estudos Teatrais – Teatro Educação e Comunidade’, tendo-se aí doutorado em Teatro Social.  Tem participado em projectos internacio­nais de índole intercultural. Desenvolve pontualmente investigação na área.

cartaz

Categories: AGENDA, Lagos