Quarteira

Associação Juvenil Akredita Em Ti assina protocolo do Projeto Akredita + E6G

Decorreu na terça-feira (dia 17 de janeiro), no Palácio Foz, em Lisboa, a Cerimónia de entrega do protocolo do Projeto Akredita + E6G, um projeto de cariz Experimental e Inovador financiado pelo Programa Escolhas, que irá ser implementado na freguesia de Quarteira durante os próximos dois anos.

A cerimónia contou, entre outros, com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade; do Alto-Comissário para as Migrações; da Diretora do Programa Escolhas; do Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira, Telmo Pinto; do Presidente da Associação Juvenil Akredita Em Ti, Fábio Nobre e da tesoureira, Alda Martins.

O Escolhas é um programa governamental de âmbito nacional promovido pela Presidência do Conselho de Ministros e integrado no Alto Comissariado para as Migrações – ACM, IP, cuja missão é promover a inclusão social de crianças e jovens de contextos socioeconómicos vulneráveis, visando a igualdade de oportunidades e o reforço da coesão social.

O Projeto Akredita + E6G foi desenvolvido pela Associação Akredita Em Ti em parceria com a Junta de Freguesia de Quarteira e obteve a melhor classificação nacional, entre os 22 projetos que também serão financiados. O projeto conta, ainda, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, do Agrupamento de Escolas Dr.ª Laura Ayres, da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Loulé e do Instituto Português de Desporto e juventude enquanto entidades integrantes do consórcio.

O Akredita + E6G irá desenvolver uma resposta social que partirá da valorização do potencial de cada criança e jovem para a promoção da sua inclusão e sucesso escolar, aumento das qualificações e da corresponsabilização dos familiares no processo educativo, da ocupação saudável dos tempos livres, do desenvolvimento de competências variadas e da participação ativa e cidadania. As ações propostas inserem-se em duas áreas estratégicas da 6.ª Geração do Programa Escolhas, nomeadamente a Inclusão Escolar e Educação Não Formal e a Participação Cívica e Comunitária.

Está previsto o desenvolvimento de atividades como o apoio ao estudo, um ginásio para o cérebro, apoio psicopedagógico e terapia assistida por animais, oficinas de dança, teatro, música, meditação e relaxamento, intercâmbios nacionais e internacionais, oficinas de pais, voluntariado jovem, entre outras. As atividades serão desenvolvidas na freguesia de Quarteira, ao longo dos 2 anos de financiamento do projeto, e são principalmente destinadas à população mais vulnerável desta freguesia.

Categorias:Quarteira

2 replies »