Quarteira

Academia do Saber de Quarteira no Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, em Lisboa

O módulo de Pintura da Academia do Saber de Quarteira efetuou ontem, dia 26 de janeiro, uma visita a 3 museus em Lisboa, concretamente: Atelier-Museu Júlio Pomar, Museu Nacional de Arte Antiga e MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia da Fundação EDP.

A terceira visita foi ao MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, da Fundação EDP.

O MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia é a nova proposta cultural para a cidade de Lisboa. Um museu que cruza três áreas num espaço de debate, de descoberta, de pensamento crítico e de diálogo internacional. Um projeto inovador que coloca em comunicação um novo edifício, desenhado pelo atelier de arquitetura Amanda Levete Architects, e a Central Tejo, um dos exemplos nacionais de arquitetura industrial da primeira metade do século XX, e um dos polos museológicos mais visitados do país.

O MAAT traduz a ambição de apresentar exposições nacionais e internacionais com o contributo de artistas, arquitetos e pensadores contemporâneos. Refletindo sobre grandes temas e tendências atuais, a programação apresentará ainda diversos olhares curatoriais sobre a Coleção de Arte da Fundação EDP.

A programação do MAAT começou a 30 de junho de 2016 com a apresentação de quatro exposições em salas renovadas do edifício da Central Tejo.

A 5 de outubro do mesmo ano, o novo edifício foi inaugurado com uma obra de grandes dimensões criada pela artista francesa Dominique Gonzalez-Foerster especificamente para este espaço. Foi aqui que incidiu a visita da Academia do Saber de Quarteira.

Com o MAAT, a Fundação EDP oferece um novo impulso cultural e paisagístico à cidade de Lisboa. A diversidade de programas e de espaços tornam-no num importante ponto no roteiro cultural da cidade. Uma proposta pensada para todos os públicos, para todas as idades.

Academia do Saber de Quarteira tem ao dispor da população os mais variados módulos do saber.

Para inscrições e demais informações, os interessados, tanto em aprender como a ensinar, devem dirigir-se à Junta de Freguesia de Quarteira.

Veja também:

Visita ao Atelier-Museu Júlio Pomar

Visita ao Museu Nacional de Arte Antiga

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categories: Quarteira

2 replies »