Loulé

“CAPTAME” | Autarquia promove mobilidade suave em meio escolar com sessões em Loulé, Almancil e Quarteira

Com o objetivo de mobilizar a comunidade escolar para a criação de práticas de vida ambientalmente mais sustentadas e mais saudáveis, minimizando o local dos impactos sobre as alterações climáticas, a Câmara Municipal de Loulé vai levar a cabo a ação “CAPTAME” de promoção da mobilidade suave em meio escolar, com sessões em Loulé, Almancil e Quarteira.

Trata-se de uma iniciativa dirigida a educadores de infância e professores dos Ensinos Básico e Secundário, designadamente os professores das áreas científicas que se debruçam sobre a temática das alterações climáticas, os responsáveis pelos média escolares, professores responsáveis pelos Grupos-equipas de BTT, pessoal não docente e todos os interessados nestas matérias.

Através desta ação, pretende-se apoiar a comunidade escolar na minimização local dos impactes sobre as alterações climáticas, através da promoção da mobilidade suave em meio escolar, bem como consolidar a prática de utilização dos modos de mobilidade suave em meio escolar. Por outro lado, a ideia é fomentar nos alunos, professores e staff não docente das escolas o uso das bicicletas, reforçando a importância da utilização deste meio de locomoção no desenvolvimento sustentável da cidade de Loulé.

Refira-se que o “CAPTAME” surge no contexto da Estratégia Municipal de Alteração às Adaptações Climáticas da qual emanaram 28 opções estratégicas. Em maio de 2016, foi implementado, nas escolas da cidade de Loulé, o Projeto Bicicletas Partilhadas, uma das medidas mais emblemáticas. O Município atribuiu aos Agrupamentos de Escolas Eng.º Duarte Pacheco e Pe. Coelho Cabanita e Escola Secundária de Loulé um conjunto de 10 bicicletas para empréstimo a alunos, esperando com a medida contribuir para o incremento do interesse e do número de utilizadores da bicicleta nas deslocações casa – escola- casa, na convicção de que esta componente da iniciativa iria permitir aos alunos que não sejam detentores de bicicleta experimentar, por tempo determinado, a utilização deste meio de transporte nas suas deslocações regulares.

Estas ações decorrem na Escola Secundária de Loulé, nos dias 15 e 22 de março, das 16h30 às 19h30, na Escola EB2,3 Dr. António de Sousa, nos dias 26 de abril e 3 de maio, das 16h30 às 19h30, e na Escola Dr.ª Laura Ayres em Quarteira, nos dias 17 e 31 de maio, das 16h30 às 19h30. Inscrições através dos links:

Https://tinyurl.com/ACD-7-2017-CAPTAME-Loule

Https://tinyurl.com/ACD-7-2017-CAPTAME-Almancil

Https://tinyurl.com/ACD-7-2017-CAPTAME-Quarteira

Os conteúdos das sessões centram-se na Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, “CAPTAME”: Projeto de Adaptação às alterações climáticas em meio escolar, o uso da Bicicleta, Educação e Prevenção Rodoviária para o uso da BicicletaÁrea de Formação

A Formação é assegurada por Inês Rafael (Engenheira do Ambiente da Divisão de Ambiente, Espaço Público e de Transportes da Câmara Municipal de Loulé), Lídia Terra (Geógrafa da Divisão de Planeamento e de Informação Geográfica e Cadastro da Câmara Municipal de Loulé), Eduardo V. Fernandes (Agrupamento de Escolas de Almancil), Joaquim Viegas (Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Loulé) e João Pedro Silva (Unidade Operacional de Gestão de Tráfego e Segurança Rodoviária da Câmara Municipal de Loulé).

Bicicletas de Uso Partilhado aos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Loulé

Categorias:Loulé, Quarteira