Algarve

A grande força do Algarve continua no Turismo | Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© 2017

Pela quarta edição consecutiva, Faro lidera a Região do Algarve, sendo o município algarvio com melhores resultados nas categorias Negócios e Talento. Nesta região, que apresenta 3 municípios no Top 25, Albufeira continua a ser a grande referência no Turismo, ocupando o segundo lugar geral da região, seguida de Portimão, que mantém o 3º lugar. O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© avalia a performance e a atratividade da marca dos 308 municípios portugueses em três categorias: Turismo (Visitar), Negócios (Investir) e Talento (Viver).

«É um orgulho para nós perceber que este ranking começa a consolidar o seu espaço nas agendas de instituições que têm como objetivo perceber o impacto das suas estratégias e ações nas categorias de Negócios, Visitar e Viver e sentimos isso como um grande incentivo para continuar a percorrer o país de norte a sul e nos arquipélagos com o objetivo de apoiar os municípios e regiões portuguesas a atingir todo o seu potencial. A publicação do Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© 2017 representa a importância de continuar a medir o impacto da marca de cada município com indicadores que representem a verdade deste impacto através de dados estatísticos concretos e atualizados considerando variáveis quer tradicionais quer inovadoras.», explica Filipe Roquette, diretor geral da Bloom Consulting em Portugal.

«Estamos a escassos meses de um ponto de definição para todos os municípios portugueses. Este ano de 2017 será marcado pela continuidade, renovação ou alteração dos executivos que têm em si a maior responsabilidade pela estratégia de marca dos seus territórios e que o sucesso de um município passa também pela sua estratégia para viver, visitar e fazer negócios. É por isso importante referenciar que nunca antes no Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© assistimos a resultados tão competitivos como na presente edição onde assistimos a uma subida de 34% nas procuras online, e que uma variação menos positiva nos resultados de um município não representa necessariamente um enfraquecimento da marca», conclui.

O pódio algarvio mantem-se inalterado desde a última edição do Bloom Consulting Country Brand Ranking©, liderado pelo município de Faro – que subiu 4 lugares no ranking nacional, apresentando subidas em praticamente todas as variáveis em análise neste ranking.

Albufeira é o município que melhores resultados de Turismo apresenta na região, conseguindo manter o 4º lugar nacional nesta dimensão. A consistência de resultados ao longo dos anos mostra o potencial deste município para competir nacional e internacionalmente neste âmbito.

Portimão consegue também bons resultados transversalmente às 3 dimensões, assegurando o 3º lugar na região, sendo a 2ª marca mais forte do Algarve para Visitar e Viver.

Na região com menos altos e baixos, vemos um aumento geral na prestação dos municípios com as pontuações médias a subirem substancialmente nas dimensões de Negócios e Talento.

Apesar da boa prestação estatística, uma descida na quota regional no Digital Demand – D2©, nas redes sociais e ainda no “Web Analytics” são fatores menos positivos na média regional.

Subidas de destaque

Na disputa que tem vindo a ser uma constante nos rankings entre o 4º e o 6º lugar, Loulé foi quem levou a melhor, superando Tavira e Lagos e assumindo a 4ª posição na região, Vila Real de Santo António sobe uma posição e Castro Marim repete a façanha da última edição, subindo mais um lugar na região algarvia.

Descidas de Destaque

A subida de Loulé significou a descida de uma posição de Tavira que mesmo assim se mantêm no Top 5 do Algarve, e Lagos. A descida de uma posição de Olhão não foi suficiente para afastar o município algarvio do Top 10 da região.

O Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking© 2017 mede a performance da marca de cada município, perante os seus públicos-alvo. Baseia-se em fatos concretos, que incluem o desempenho económico, turístico e social dos municípios, desempenho na comunicação através dos seus sites e redes sociais, e capacidade de atrair procuras online por todo o mundo. Um algoritmo matemático analisa todas as variáveis e dita uma classificação para cada município.

Metodologia – Como foi calculado este Ranking?

A Bloom Consulting baseia este seu estudo anual, Portugal City Brand Ranking© no seu algoritmo proprietário. Foram consideradas variáveis relacionadas com as três dimensões (Negócios, Visitar e Viver) na formação deste algoritmo. Os resultados finais deste ranking não só medem as perceção sobre um município, mas também classificam o desempenho da sua marca de uma forma tangível e realista.

O algoritmo é composto por três variáveis-chave utilizadas para analisar o sucesso da marca dos 308 municípios portugueses, bem como o seu desempenho relativo entre eles. Esta metodologia utilizada avalia a variável económica turística e social, representada por dados estatísticos, a variável da procura, pelas pesquisas online captadas pela ferramenta Digital Demand – D2© e a variável da performance on-line, através dos sites e redes sociais de cada município. Desta forma concreta e rigorosa, é possível avaliar o desempenho e a eficácia dos diversos municípios na captação de investidores, turistas e novos residentes.

Sobre a Bloom Consulting

Criada em 2003, a Bloom Consulting é uma consultora especializada em “Country”, “Region” e “City” branding, analisando e desenvolvendo estratégias, análises e ferramentas de medição para destinos por todo o mundo. A empresa tem sede em Madrid e escritórios em Lisboa e São Paulo.

Ao longo dos últimos 14 anos, a Bloom Consulting tem sido presença constante em meios internacionais de renome como a BBC, Economist, Forbes e CNN. O seu CEO, José Filipe Torres, é reconhecido como um dos maiores especialistas mundiais de “Place Branding” tendo vindo a colaborar com a OCDE e a European Travel Commission.

É “Data partner” oficial do World Economic Forum  e contribui para a elaboração do seu índice mundial de competitividade turística.

Todos os anos publica o Bloom Consulting Country Brand Ranking©, nas edições de Negócios e Turismo. Estes estudos analisam a performance de marca de 225 países e territórios a nível mundial. No ano de 2016 foi publicada a segunda edição do Digital Country Index© que avalia a atratividade digital de todos os países do mundo  nas áreas de Turismo, Talento, Prominência, Exportações e Investimento.

Categorias:Algarve, Turismo