AGENDA

Lagos comemora o 43.º Aniversário do 25 de Abril

A Câmara Municipal de Lagos, a Comissão Municipal para as Comemorações do 25 de Abril e a Assembleia Municipal organizaram este ano um programa conjunto para assinalar o mais importante marco histórico da conquista da liberdade e da democracia em Portugal. O dia 21 de abril marca o início das várias iniciativas que dão corpo à celebração desta efeméride.

Para além das cerimónias protocolares, que acontecem no Dia da Liberdade, estão previstas várias iniciativas, a decorrer entre os dias 21 e 25, na área do desporto e da cultura, que vão desde exposições, música, dança até atividades direcionadas para os mais pequenos.

Destaque para o dia 22, em que serão entregues os prémios do Concurso Sophia de Mello Breyner Andresen, em parceria com a Câmara Municipal de Loulé (através da sua Biblioteca), numa cerimónia a ter lugar na Biblioteca Municipal de Lagos, e que contará com a participação do Teatro Experimental de Lagos. Destaca-se igualmente a inauguração da MALA – Mostra de Artistas de Lagos, que acontecerá no dia 24 de Abril. A iniciativa terá início nos Antigos Paços do Concelho, pelas 18h30, ao que se seguirá uma visita por todos os polos que albergam peças integradas nesta mostra – Fortaleza, Museu Municipal e Centro Cultural de Lagos. É neste último local que, para assinalar esta inauguração da MALA (patente em todos estes espaços até ao próximo dia 1 de julho), irão atuar os ‘HP Trash’ – ElectroJazz, com a presença da trompetista suíça – Hilaria Kramer.

No Feriado do 25 de Abril, o dia terá início com as cerimónias solenes e protocolares – Hastear das Bandeiras e Sessão Solene – a decorrer na Praça Gil Eanes, ao que se seguirá um Almoço Comemorativo. Para a parte da tarde, pelas 15h00 está prevista uma Sessão Comemorativa do 40º. Aniversário da Antestreia do filme “Continuar a viver ou os índios da Meia Praia”, no Algarcine Cinema de Lagos (sala 1). A entrada é gratuita. O dia fecha com chave de ouro, com um concerto dado pelo Quinteto Jazz de Lisboa, que prestará, no palco do Auditório Duval Pestana – Centro Cultural de Lagos, um Tributo a Zeca Afonso e Ary dos Santos.

No dia 25 de abril, o estacionamento é gratuito no Parque da Frente Ribeirinha, situado na Avenida dos Descobrimentos.

Consulte em anexo o PROGRAMA_ 25 de abril 2017

Categorias:AGENDA, Lagos