Ocorrências

AVISO | Previsão de transporte de partículas naturais com origem em regiões áridas para amanhã, 13 de abril

Prevê-se que Portugal Continental seja influenciado por uma massa de ar com origem no Norte de África, transportando na circulação partículas e poeiras em suspensão, durante o dia 13 de abril 2017.

A persistência de uma situação sinóptica caracterizada por um anticiclone localizado a sudoeste das Ilhas Britânicas e uma depressão centrada a norte dos Açores, resulta numa circulação de oeste nos níveis baixos da atmosfera que não será ainda suficiente para desalojar a massa de ar formada sobre os desertos do Norte de África e que tem contribuindo nos últimos dias para o aumento de partículas e poeiras em suspensão.

Este fenómeno natural afeta a qualidade do ar ambiente, estimando-se que possa contribuir para um aumento das concentrações de partículas em suspensão (PM10) entre 20 a 40 gm-3, em Portugal Continental.

A análise comparativa dos modelos de prognóstico de dispersão e transporte de poeiras pela circulação atmosférica indica, para o dia seguinte, que este episódio de intrusão de partículas poderá manter-se.

A APA, IP, sugere o acompanhamento da evolução dos índices diários de qualidade do ar em  http://qualar.apambiente.pt, e recomenda a consulta dos conselhos para a saúde em
http://www.dgs.pt.

Categorias:Ocorrências