Entrevistas

Marco Soares Pereira, de Quarteira, prepara caminhada de 738Km de Chaves a Faro pela Endometriose

A Estrada Nacional (EN) 2, que liga Faro a Chaves, ao longo de 738 quilómetros, foi o percurso escolhido para uma caminhada de sensibilização sobre a endometriose (doença que afeta sobretudo mulheres mas que também pode atingir os homens) a que se propôs o caminheiro quarteirense Marco Soares Pereira.

A partida para esta caminhada está agendada para o dia 27 de setembro de 2017 e a chegada a Faro está prevista para o dia 21 de outubro.

O caminheiro já tinha este projeto há algum tempo mas, depois de apoiar a EndoMarcha que decorreu no dia 25 de março, em Quarteira, decidiu associar-se à causa.

Em declarações ao PlanetAlgarve, Marco diz que “vou caminhar 738km pela EN2 pela causa. Vou caminhar uma média de 30km por dia”.

Para o efeito, haverá treinos. “No fim de semana da Páscoa, fiz um treino, caminhando cerca de 90km durante 3 dias. Atravessei toda a Serra do Caldeirão, desde Almodôvar até Quarteira, que corresponde parcialmente às 3 últimas etapas, de Almodôvar até Faro. Pernoitei no abrigo de montanha do Ameixial, que é da Junta de Freguesia do Ameixial e, em S. Brás de Alportel, pernoitei no quartel dos bombeiros”.

O caminheiro revelou ainda que terá “algumas mulheres com esta doença que querem caminhar comigo. Há um grupo de Endoguerreiras aqui no que vão fazer alguns quilómetros comigo. Duas delas, Catarina Jerónimo e Sílvia Rodrigues, já fizeram parte do treino na Páscoa. A ideia é que se juntem a mim nas chegadas de algumas etapas”.

Marco adianta ainda que “não há apoios logísticos. É mochila às costas e sempre a andar, numa estrada que é muito perigosa porque não tem bermas e atravessa muitas serras”. Contará apenas com o apoio da Associação Rota da EN2, dos 36 municípios por onde a EN2 passa, incluindo a Câmara Municipal de Loulé e, ainda, de várias corporações de bombeiros onde irá pernoitar.

Marco Soares Pereira lança o convite para quem o queira acompanhar em alguma parte do percurso, pode fazê-lo, acompanhado a sua aventura através da página “Diário de um Caminheiro” que criou no Facebook.

Por: Jorge Matos Dias / PlanetAlgarve

Categorias:Entrevistas, Quarteira

4 replies »