AGENDA

CHAlgarve combate resistência aos antimicrobianos no Dia Mundial da Higiene das Mãos | 2 a 5 de maio

Na semana em que se assinala o Dia Mundial da Higiene das Mãos, a 5 de maio, o Centro Hospitalar do Algarve promove um conjunto de atividades de sensibilização dirigidas à comunidade em geral, aos utentes e aos profissionais de saúde.

Assim, entre os dias 2 e 5 de maio, os profissionais do Grupo Coordenador Local do Programa de Prevenção e Controlo de Infeção e Resistência aos Antimicrobianos (GCL-PPCIRA) de Portimão/Lagos deslocam-se ao Agrupamento de Escolas Júdice Fialho e ao Colégio João Paulo II, em Portimão, para sensibilizar as crianças do 1º e 2º ciclos sobre a importância da lavagem das mãos, numa ação que pretende promover os bons hábitos através de uma experiência interativa.

Paralelamente, estará também patente, no hall na unidade hospitalar de Portimão, uma exposição de cartazes alusivos à Campanha da Higiene das Mãos, bem como relativamente aos resultados globais da taxa de adesão à respetiva campanha nas unidades de Portimão e Lagos.

Para o dia 5 de maio está agendada a apresentação dos resultados da Campanha da Higiene das Mãos realizada nas unidades de Portimão e Lagos. A sessão, que decorre no auditório da unidade de Portimão pelas 12h00, conta com a presença da equipa do GCL-PPCIRA de Portimão/Lagos e com a intervenção da Enfermeira Elena Noriega, membro do Grupo de Coordenação Regional do PPCIRA da ARS Algarve que fará o enquadramento nacional e regional da Campanha da Higiene das Mãos.

A OMS definiu para 2017 o tema “Fight antibiotic resistance – it’s in your hands” tendo em conta o problema crescente das resistências aos antimicrobianos e a influência das boas práticas em higiene das mãos neste combate.

Categorias:AGENDA, Algarve, Saúde