AGENDA

Exposição “Quem nos escreve da serra” traz a Parises um dos maiores tesouros da arqueologia europeia

No próximo domingo, dia 14 de maio, às 18h00, será inaugurada a exposição de rua itinerante sobre as estelas com escrita do Sudoeste e a Idade do Ferro, junto da Capela de Nossa Senhora de Fátima em Parises, no concelho de São Brás de Alportel. Organizada pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel em parceria com a Câmara Municipal de Loulé e o Projeto ESTELA, a exposição estará patente ao público até ao dia 16 de Julho.

A escrita do Sudoeste é a voz que nos aproxima dos pensamentos e modos de vida do passado, um dos maiores tesouros da arqueologia europeia, de cariz excecional, uma imagem de marca da serra que divide o Alentejo e o Algarve e um símbolo privilegiado da herança histórica da região. Ela é, afinal, a primeira manifestação, bem caracterizada, de escrita da Península Ibérica e uma das mais antigas da Europa e que está, ainda hoje, por decifrar.

A exposição pretende levar o espaço cultural “Museu” para fora de portas, interagindo com as comunidades locais e contribuir para um acesso mais democrático à cultura. Assim, encontra-se localizada na via pública, é visitável 24h, gratuita e bilingue. Os seus conteúdos apresentam a Idade do Ferro, a escrita do Sudoeste, onde habitavam e como viviam e morriam essas comunidades, bem como alguns dos achadores e investigadores que em Loulé, Silves e no Museu Nacional de Arqueologia se dedicaram ao tema.

No espaço contíguo à exposição também podem ser vistas obras contemporâneas dos artistas plásticos Menau, Ângela Menezes e da são-brasense Ana Isabel Palma que, a partir da escrita do Sudoeste, criaram pinturas murais e um projeto escultórico.

A exposição conta ainda com o apoio do Museu Nacional de Arqueologia (Direção-Geral do Património Cultural), do Museu Municipal de Faro e da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Teve também a colaboração da Direção Regional de Cultura do Algarve, da Junta de Freguesia do Ameixial, da Junta de Freguesia de Benafim, da Junta de Freguesia de Salir e da Direção-Geral do Património Cultural.

A inauguração terá lugar durante a Festa dos Tabuleiros Floridos – Nossa Senhora de Fátima que decorre em Parises durante o fim de semana. A exposição de ângela Meneses terá, na Procissão de Velas que se realiza no sábado, 13 de maio, às 21h30, uma inigualável presença.

Mais informação:

Conteúdos da exposição

http://www.cm-loule.pt/pt/5146/exposicao-de-arqueologia-quem-nos-escreve-desde-a-serra.aspx

Vídeo da execução da exposição

https://www.youtube.com/watch?v=LGynzMVfLM8&feature=player_detailpage

Projeto ESTELA

http://projectoestela.blogspot.pt/ e https://www.facebook.com/projectoestela

Fotografias: Projecto ESTELA